TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Contemporânea. - RESUMO

Trabalho Escolar: Arquitetura Contemporânea. - RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  2.121 Visualizações

Página 1 de 3

A arquitetura contemporânea é o conceito que se da à arquitetura pós-moderna. Esta abrange todos os tipos de arquitetura já existentes, tendo a união de tendências e estilos, unindo o antigo com o novo e tornando essa união uma nova arquitetura. Onde o principal foco sempre vai ser o futuro. Essa síntese trouxe mudanças nas cidades, renovações, deixando dessa maneira as cidades mais planejadas e organizadas. Assim as cidades passam a ter uma relação ambiental, econômica e cultural.

Há outras mudanças e novidades trazidas com a arquitetura moderna, entre elas a arquitetura desconstrutiva que trouxe consigo ideias futuristas para a construção e organização das cidades

No texto a “Carta do novo urbanismo”, acredita-se que cidade deve ser planejada, pensada no usuário, nos equipamentos e serviços que esses precisam para o seu cotidiano. A cidade deve se ter acessibilidade aos automóveis, porem sempre priorizar os pedestres. Onde se tenha um plano diretor para o controle de seu crescimento e consiga uma integração das pessoas com o entorno. Com isso a popularidade talvez se deva ao fato de que o novo urbanismo ofereça uma nova filosofia das já existentes, onde mostre vias possíveis para uma melhora da sociedade com a paisagem em que vivemos. Nele defende-se uma reestruturação das práticas urbanas e de politicas publicas, para que se atenda bairros com maiores populações e com usos diversificados, onde o pedestre é a ‘peça chave’ e não o automóvel, assim como também o maior uso de transportes públicos. Sendo assim os espaços públicos devem ser definida por projetos paisagísticos e arquitetônicos, ecologia e a histórias locais.

As construções hoje apresentam projetos sustentáveis, dando origem a eco-arquitetura, que busca a utilização de recursos naturais para minimizar o impacto ambiental da edificação. Sendo assim nos últimos anos a sustentabilidade bem sendo usada com muita frequência pelos principais arquitetos e engenheiros do mundo todo. Novas técnicas e materiais estão sendo desenvolvidos para suprir a necessidade das construções dos edifícios considerados sustentáveis e fazendo a integração da “pessoa com o entorno”.

O fato dos arquitetos estarem sempre inovando, vale lembrar que também se preocupam com os estudos bioclimáticos, sempre respeitando o meio ambiente e os componentes naturais, que vem sendo utilizado por inúmeros profissionais na área de edificações e complementado sempre por novas tecnologias.

Esses arquitetos sempre presam pela redução de resíduos, reaproveitamento de matérias, energia solar para serem convertidas em energia térmica ou elétrica e a utilização de telhados verdes tanto em fachadas ou também em paisagismo como recurso de resfriamento do edifício.

O arquiteto americano William McDonough e o químico alemão Michael Braungart publicaram no ano de 1992 “Os princípios de Hannover: Design para sustentabilidade”, onde existiam diretrizes para a construção sustentável, a integração do ambiente e da construção e a percepção de projetos mais responsáveis. Eles frisam o incentivo a redução dos resíduos de maneira que criam o termo “de berço a berço”, qual explica o ciclo infinito dos materiais de modo que estes sejam sempre reciclados e reaproveitados de alguma maneira nas construções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com