TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Contemporânea Resumo

Trabalho Escolar: A Literatura Contemporânea Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  2.160 Visualizações

Página 1 de 6

Clarice Lispector

Clarice Lispector (1926-1977) é um dos três principais nomes da Geração de 45 e uma das principais expressões da ficção brasileira de todos os tempos. Quando publicou sua primeira obra, Perto do coração selvagem (1944), a escritora provocou verdadeiro espanto na crítica e no público. A crítica reconheceu o talento da jovem escritora (então com 17 anos), mas apontou-lhe inúmeras falhas, sobretudo de construção. Álvaro Lins, por exemplo, importante crítico da época, escreveu: “Li o romance duas vezes, e ao termina só havia uma impressão: a de que ela não estava realizad0, a de estava incompleta e inacabada a sua estrutura como obra de ficção”.

Clarice Lispector introduzia em nossa literatura novas técnicas de expressão, que obrigavam a uma revisão de critérios avaliativos. Sua narrativa se subverte com frequência a estrutura dos tradicionais gêneros narrativos (o conto, a novela, o romance), quebra a sequência “começo, meio e fim”, assim como a ordem cronológica, e funde a prosa à poesia ao fazer uso constante de imagens, metáforas, antítese, paradoxos, símbolos, sonoridades, etc.

 Fluxo de consciência e epifania

Outro aspecto inovador da prosa de Clarice é o Fluxo de Consciência, uma experiência mais radical do que a introspecção psicológica, já praticada por vários escritores desde o Realismo no século XIX.

A introspecção psicológica tradicional procura desvendar o universo mental da personagem de forma linear, com espaços determinados e com marcadores e com marcadores temporais nítidos. O leitor em pleno domínio da situação e distingue com facilidade momentos do passado, momentos do presente e momentos de imaginação.

O fluxo de consciência quebra esses limites espaço-temporais que tomam a obra verossímil. Por meio dele, presente e passado, realidade e desejo se misturam. O fluxo de consciência cruza vários planos narrativos, sem preocupação com a lógica ou com a ordem narrativa.

Essas experiências já vinham sendo feitas no exterior pelos escritores Marcel Proust e James Joyce. No Brasil, foi Clarice quem as introduziu.

De modo geral, esses momentos epifânicos são dilacerantes e dão origem a rupturas de valores, a questionamentos filosóficos e existenciais, permitindo a aproximação de realidades opostas, tais como nascimento e morte, bem e mal, amor e ódio, matar ou morrer por amor, seduzir e ser seduzido, etc.

 Perfis femininos e universalismo

Clarice Lispector nunca aceitou o rótulo de escritora feminista. Apesar disso, muitos de seus romances e contos têm como protagonistas personagens femininas, quase sempre urbanas.

O ponto de partida de Clarice o da experiência pessoal da mulher e o seu ambiente familiar. Contudo, a escritora extrapola os limites desse universo. Seus temas, no conjunto, são essencialmente humanos e universais, como as relações entre o eu e o outro, a falsidade das relações humanas, a condição social da mulher, o esvaziamento das relações familiares e, sobretudo, a própria linguagem – única forma de comunicação com o mundo.

Clarice é considerada uma escritora intimista e psicológica. Sua obra não deixa de ser também social, filosófica, existencial e metalinguística. O último livro que publicou, por exemplo, A hora da estrela (1977), é uma narrativa que, entre outros aspectos, aborda a condição social de uma migrante nordestina no Rio de Janeiro, e faz reflexões existencialistas sobre o ser humano, a condição e o papel do escritor moderno e a história da própria escritura literária.

Clarice publicou romances, contos, crônicas e literatura infantil. De suas mais de vinte obras, destacam-se além de Pedro do coração selvagem, O Lustre (romance, 1946), Laços de família (contos, 1960), A paixão segundo G. H. (romance, 1964), Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (romance, 1969), Água viva (prosa, 1973), A hora da estrela (romance, 1977), A bela e a fera (contos, 1979). No gênero infantil publicou O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1969), A vida íntima de Laura (1974) e outros.

Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (1908-1967), mineiro de Cordisburgo, desde cedo mostrou interesse por línguas e pelas coisas da natureza: bichos, plantas, insetos. Formou-se em Medicina e exerceu a profissão clinicando pelo interior de Minas, onde recolheu importante material para suas obras. Guimarães morreu em 1967, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras.

Como escritor, Guimarães Rosa é uma das principais expressões da literatura brasileira. A genialidade de sua oba tem deslumbrado unanimemente as várias tendências da crítica e do público. Embora já tivesse ganhado, em 1936, como o livro Magma, o concurso de poesia promovido pela Academia Brasileira de Letras, Guimarães Rosa estreou somente em 1946, com o lançamento de Sagarana (contos). De cunho regionalista, a obra surpreendeu a crítica, em virtude da originalidade de sua linguagem e de suas técnicas narrativas, que apontavam uma mudança substancial na velha tradição regionalista. Dez anos depois, o autor confirmaria a expectativas, dando ao público, de uma só vez, em 1956, duas obras-primas: Corpo de baile (novelas) e Grande sertão: veredas (romance). Publicou ainda Primeiras estórias (1962) e Tutameia – Terceiras estórias (1967). Atualmente a obra Corpo de baile é publicada em três partes: Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do sertão.

 A novidade da linguagem

A grande novidade linguística introduzida pelo regionalismo de Guimarães Rosa foi a de recriar na literatura a fala do sertanejo tanto no plano do vocabulário como no da sintaxe (a construção das frases) e no da melodia da frase. Dando voz ao homem do sertão por meio de técnicas como o foco narrativo em 1º pessoa, o discurso direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com