TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da apostila de metodologia do trabalho academico

Por:   •  21/4/2016  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  5.369 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo dos capítulos da apostola de:

Metodologia do trabalho acadêmico.

Everton Carlos dos SANTOS.

Professora Maria Amélia

23 de Maio de 2016.

A disciplina de metodologia da Pesquisa foi muito importante, pois resultou como elaborar um trabalho acadêmico, com aulas expositivas e praticas uma das apresentações do capitulo que mais me chamou usei ate agora foi à elaboração da capa e a formatação da capa relacionadas aos elementos pré-textuais. Essa disciplina foi muito importante para minha formação teológica porque trouxe um norte para a elaboração de pesquisa ciêntifica.

No capitulo 1 A ciência e o conhecimento foi abordada a  Metodologia da pesquisa com o objetivo de  conceituar o que é pesquisa e o porque pesquisar , trazendo um conceito de ciência e conhecimento e as características dos diversos tipos de conhecimento entre eles o : Conhecimento Popular, cientifico, filosófico, religioso, artístico e técnico, onde ficou claro que o conhecimento cientifico é resultado do que chamamos de investigação cientifica, ou seja, conhecimento apurado sobre determinado assunto por meio de estudos e pesquisa.Fora dando ênfase a Metodologia e métodos, que apresenta os procedimentos a serem utilizados pelo pesquisador e pode ser definida  como um conjunto de métodos e regras que o pesquisados precisa utilizar  para relatar uma pesquisa. Dentre eles existem os métodos que são conhecidos como: Indutivo, dedutivo, hipotético dedutivo, dialético e fenomenológico.

Já no capitulo 2, fomos afundo no que diz respeito a pesquisa, que pode ser básica ou aplicada dependendo da abordagem da problemática, quanto aos objetivos  e o procedimento para a coleta de dados. O sucesso da conclusão depende necessariamente do sucesso da pesquisa iniciada através do pré-projeto. Todo esse procedimento é feito através de etapas onde o pesquisador: determina o tema abordado, o assunto, determinam objetivos, justificativas, metodologia, coletas de dados, analise ate chegar ao resultado, para finalizar o trabalho.

No capitulo 3, temos a estrutura para a pesquisa ou seja ‘A forma básica para apresentação de pesquisa’, onde foca as diversas formas de expressão escrita onde podem ser organizadas em três partes: científico literário, escritos formais e comerciais e os escritos científicos e a estrutura de cada um deles. Algumas estruturas oferecem características de trabalhos cientifico longos e complexos. No mesmo capitulo foi enfatizado que podemos conhecer cada trabalho por conta de uma leitura complementar o elemento que compõe a estrutura de um artigo científico, e os elementos necessários para identificar os elementos básicos que compõe uma resenha.

No capitulo 4 um dos mais importantes temos a ‘Estrutura básica de um trabalho acadêmico’  apresentados por : elementos pré textuais, capa, folha de rosto e sumario, depois vem os elementos textuais: introdução, revisão da leitura, metodologia, analise e resultados e por fim a conclusão, os elementos pós textuais são apresentados como: referencias, glossário, apêndices e anexos. Alem dos elementos pré-textuais existem os elementos de apoio ao texto como: citações, notas de roda pé e ilustração.

Para finalizar temos o capitulo 5 que traz as ‘Normas para citações e referencia’,  com base na ABNT (Associação Brasileira de normas técnicas), onde destaca as citações: direta, indireta e citação da citação,e os tipos de referencias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com