TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Acadêmico: Resumo do Texto “O Capital”

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.330 Palavras (18 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Resumo do Texto “O Capital”

Waldison da Nóbrega Miranda               RA: C2156J-1

Márcio Costa de Freitas                         RA: C29GFF-9

                              Ravi Coelho Almeida Diniz                     RA: C260DH-2

2 Introdução

O trabalho visa aprofundar os estudos em relação às práticas administrativas. Neste trabalho irá conter informações sobre a empresa UBER , que se trata de uma empresa que atua no ramo de transporte de pessoas.

Este estudo se torna importante para nós estudantes de administração uma vez que, vamos precisar desses conhecimentos para poder entrar no mercado de trabalho e nos tornarmos grande administradores. Iremos compreender melhor e colocar em pratica o que está sendo passado em sala de aula, aprofundaremos sobre a empresa

2.1 Características da Organização

- Natureza Jurídica

Empresa de vínculo privado no formato LTDA.

- Força de trabalho

Segundo a própria empresa, o aplicativo promete gerar 30 mil novos empregos no Brasil até o final de 2016. Atualmente, o Uber conta com mais de 5 mil profissionais credenciados.

- Produtos e Serviços

Com sede em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos fundado em março de 2009 Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano baseado em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada".

A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista da Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança. Estas exigências são questionadas nos Estados Unidos, já que acusados de assassinato, violação infantil e assalto conseguiram se cadastrar como motoristas do aplicativo em São Francisco e Los Angeles. A empresa alega que faz a checagem de antecedentes dos últimos sete anos da vida do motorista.  Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais inteligente - e econômica - do transporte urbano, essa alocação inteligente é a base de lucros da empresa. Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs.

3 - Objetivos

3.a) Objetivo Geral

Hoje em dia, a convivência com vários tipos de transporte, de pesos, tamanhos e capacidades diferentes, vem ajudando pessoas do mundo todo a chegar a algum lugar, em menos tempo e com mais comodidade do que alguns meios que faziam parte da vida da população antigamente. Estes ajudantes vêm evoluindo a cada dia, inovando seu modo de viagem e sua acessibilidade, se tornando bastante atrativo para seus usuários.

Esta pesquisa tem por intuito destacar um novo conceito que faz parte da categoria dos transportes. Por ser novo, é normal que as pessoas não tenham conhecimento ou obtenham uma certa desconfiança. No entanto, é notável a grande aceitação que este tipo de locomoção está tendo para com alguns indivíduos, demonstrando melhor segurança e custo-benefício.

3.b) Objetivo Específico

O Objetivo específico deste trabalho será abordar as grandes facilidades do Uber, que aos poucos vai conquistando mais clientes com sua presteza e conforto. As coisas aqui analisadas e transparecidas, partirão do Referencial teórico e de uma entrevista feita com um dos motoristas que hoje faz parte do sistema Uber, que descreverá tanto o seu dia-a-dia com clientes quanto com a satisfação dos mesmos em relação ao serviço prestado.

Tudo aqui abordado também servirá para demonstrar uma outra alternativa para, no caso, os brasileiros, que hoje, em alguns lugares, não possuem uma certa excelência no assunto “transportes”. Alternativa esta que possui certos atrativos, como por exemplo preços relativamente mais baixos do que outros meios equiparados, como os Táxis.  

4 – REFERENCIAL TEÓRICO

O Capital

Processo de Trabalho e Processo de Produção de Mais Valia

O Processo de Trabalho ou o Processo de Produção de Valores de Uso

A produção do trabalho se dá através da força de trabalho empregada pelo vendedor que oferece o serviço para o comprador, tornando assim ação o que antes era apenas uma força de trabalho. As mercadorias surgem através de valores-de-uso necessários para satisfazer necessidades de qualquer natureza, portanto o trabalho inicialmente é à parte de qualquer estrutura social determinada.

O trabalho é um processo em que tem o homem e a natureza como participantes, com o ser humano responsável por regular e controlar seu intercâmbio material com a natureza. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo que são capazes de modificar a natureza, devolvendo suas potencialidades e submetendo ao seu domínio o jogo das forças naturais. O trabalho é um pressuposto somente humano, pois a capacidade do homem de raciocinar antes de colocar em prática é o que distingue ele dos demais seres.

Os elementos do processo de trabalho são:

  • A atividade adequada a um fim, isto é o próprio trabalho;
  • A matéria a que se aplica o trabalho, objeto de trabalho;
  • Os meios de trabalho, o instrumental de trabalho.

Independentemente da ação do homem, os meios de subsistência que se encontram na natureza sempre estão disponíveis para utilização imediata. As coisas separadas, pelo trabalho de seu meio natural constituem os objetos de trabalho, que quando filtrados através de um trabalho anterior chama-se de matéria-prima. Nem todo objeto de trabalho é matéria-prima, mas toda matéria-prima é objeto de trabalho.

O meio de trabalho é um processo inserido entre o trabalhador e o objeto do trabalho, que serve como um controle da atividade sobre esse objeto. O trabalhador se utiliza de propriedades mecânicas, físicas e químicas, para atuarem como forças sobre outras coisas de acordo com um objetivo proposto. O processo de trabalho quando atinge certo nível de desenvolvimento, exige meios de trabalho mais elaborados, pois estes servem tanto para medir a evolução da força humana de trabalho quanto para indicar as condições sociais em que se realiza o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com