TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO APOSTILA METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  19/5/2019  •  Dissertação  •  11.083 Palavras (45 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 45

Capitulo1

A metodologia da pesquisa

A metodologia da pesquisa irá ensinar como desenvolver e apresentar seus trabalhos acadêmicos.

Nesse capitulo você aprenderá os conceitos sobre ciência e conhecimento. Ao preparar um trabalho acadêmico você precisa destacar sua autenticidade, usando o que é chamado de “produções cientificas”

São conhecidos como produções cientificas: Trabalho de Graduação, Trabalho de Final de Curso (TCC), Monografia, Dissertação, Tese, Artigos de Periódicos e Eventos Científicos e Comunicação Cientifica.

  1. Ciência e Conhecimento

Ciência significa conhecimento, saber. Conhecimento prático e sistemático, uma gama de conhecimento que se podem comprovar como verdades.

O que é conhecimento? Estado ou condição de compreender, entendimento, domínio, competência, sabedoria.

O pesquisador se move dentro de quatro níveis diferentes de conhecimento, ou seja, quatro espécies de considerações a serem feitas sobre a mesma realidade: Conhecimento Empírico, Conhecimento Cientifico, Conhecimento Filosófico e Conhecimento Teológico.

         Oliveira Netto (2006) também considera várias formas de se obter conhecimento classifica as em: Conhecimento Popular, Conhecimento Cientifico, Conhecimento Filosófico, Conhecimento Religioso, Conhecimento Artístico e Conhecimento Técnico.

  1. Conhecimento Popular

        É também chamado de conhecimento Empírico. São as opiniões das pessoas, o que acham, o que pensam, suas experiências e vivencias. São conhecimentos que normalmente não podem ser comprovados.

  1. Conhecimento Cientifico

        É o conhecimento que resulta de uma investigação a fundo dos fatos, o Conhecimento Cientifico expõe com clareza os detalhes da pesquisa, o que resulta na conclusão de leis gerais, válidas universalmente para todos os casos semelhantes ou de mesma natureza.

        Hoje a ciência não é considerada como algo pronto, acabado ou definitivo, entende se ciência como “ uma busca constante de explicações e soluções”.

  1. Conhecimento Filosófico

        Esse tipo de conhecimento esta embasado sobretudo no idealismo e materialismo, originados no pensamento de Platão e de Aristóteles. A racionalidade é o método utilizado na construção deste tipo de conhecimento -não se requer comprovação experimental, mas coerência logica.

       A filosofia busca sentido, justificação, interpretação, filosofar é interrogar.

  1. Conhecimento Religioso

         É também conhecido como conhecimento teológico, pois se tratam de revelações divinas. Conhecimento teológico envolve mistério, mistério pode ser definido como tudo aquilo que é oculto. Duas atitudes podem ser tomadas diante do mistério: 1) tentar penetrar com esforço pessoal e inteligência. 2) aceitar as explicações de alguém que já tenha desvendado o mistério o que implica em uma atitude de fé diante do conhecimento revelado.

Conhecimento revelado - relativo a Deus - constitui no conhecimento teológico

  1. Conhecimento Artístico

         Enfatiza a intuição, que produz emoções. Privilegia o sentir e não o pensar.

  1. Conhecimento Técnico

         Não é proveniente nem do instinto, nem das sensações e nem de observação. Esse tipo de conhecimento provém da razão.

  1. Pesquisa e Pesquisador

Pesquisa é o ato de indagar, investigar, fazer buscas a respeito de um determinadoassunto ou situação. Desta forma a pesquisa surge de uma dúvida ou problema, e segue em busca de uma resposta ou solução por meio do método cientifico.

Quem faz investigação é pesquisador

Pesquisador e pesquisa tem uma relação extremamente importante, se o pesquisador é sério e ético produz uma pesquisa de iguais características, se o pesquisador é displicente produz uma pesquisa sem credibilidade.

Características de uma boa pesquisa

Foco, estabelecer métodos, possuir técnicas de analise adequadas,

Evidencia altos padrões éticos;

Ter resultados apresentados com clareza;

Possuir conclusões justificadas com base nos resultados;

Características de um bom pesquisador segundo Gil

Conhece bem o assunto;

É curioso e criativo;

É integro intelectualmente;

É sensível e social;

É humilde e tem atitude autocorretiva;

É perseverante, paciente e confiante na experiência.

Cooper e Schindler ponderaram dizendo “ se as ferramentas do pensamento são a mente da ciência, então a atitude cientifica é o espirito. A atitude cientifica libera a orientação criativa que possibilita a descoberta”

O espirito cientifico é uma atitude ou disposição do pesquisador que busca soluções sérias com metodologias adequadas, se traduz por uma mente crítica, objetiva e racional.

Consciência crítica aperfeiçoa o julgamento do pesquisador, desenvolvendo o discernimento tornando-o apto para distinguir e separar o que é essencial do que é acidental.

Consciência objetivaque não pode ser interpretada com base nas razões pessoais.

O espirito cientifico tem ação racional, o pesquisador que tem o espirito cientifico não torce os fatos, ele é imparcial, respeita a verdade e cultiva a honestidade. Isso traza tona considerações importantes sobre ética, ética são padrões de comportamentos que guiam as escolhas maiorais relativos ao nosso comportamento e a nossa relação com as outras pessoas.

São atitudes antiéticas: violação de acordos, quebra de confidencialidade, má interpretação dos resultados, logro das pessoas e fuga das responsabilidades.

  1. Metodologia e Métodos

         A metodologia apresenta os procedimentos usados pelo pesquisador, desta forma metodologia pode ser definida como um conjunto de métodos e regras que o pesquisador deve utilizar para executar e para relatar uma pesquisa, no dicionário é definido como procedimento, técnica ou meio para se atingir um objetivo ou processo organizado de ensino ou pesquisa. O método desenha o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando o pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.3 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com