TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do ITQ - Vivência Cristã

Por:   •  6/12/2015  •  Resenha  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  9.062 Visualizações

Página 1 de 7

Sara Polidoro dos Santos

Vivência Cristã

Machadinho,

10 de Outubro de 2015

Capítulo 1:

Vivência cristã

A vivência cristã é quando vivemos tendo como referencial a vida de Cristo, quando diariamente nos aprimoramos como cristãos seguindo o alvo estabelecido por Deus, e a vivência cristã não é apenas saber o que é certo ou errado, mas sim pratica a verdade estar diariamente ligado a Cristo, demonstrando vida com Deus por atos.

Todos nascemos com personalidades diferentes, a personalidade da pessoa não é o avo de mudança para Deus mas sim o caráter de cada um, pois o caráter é a marca a imagem que deixamos de nós aos outros, isso cada um constrói a partir de suas próprias escolhas e atitudes diárias, quando Deus passa a nos moldar nosso caráter é moldado também, pois daquele momento em diante temos que tomas atitudes e escolhas totalmente cristãs, segundo a vontade de Deus, isso nos fara mostrar nossa verdadeira face sem medo de ter que usar mascaras pois entendemos que Deus vê tudo e nada podemos esconder dele, não é apenas fingir ser cristão, mas ser verdadeiramente.

Para tais mudanças ocorrem em nossa vida contamos com dois auxiliares insubstituíveis, a Palavra de Deus e o Espirito Santos não podemos andar nos caminhos de Deus se não for pelos meios que ele nos deu. A Palavra orienta e capacita, nos ensina tudo o que precisamos para ter uma vida com Deus, repreendendo, corrigindo e instruindo em justiça. Ler e meditar na Palavra de Deus é uma pratica espiritual indispensável.

O Espirito Santo nos auxilia no processo de conversão, pois é ele que nos revela a verdade, nos capacita para fazer a vontade de Deus, nos da o poder para realizar a obra e nos ajuda a saber e fazer o que Deus deseja. É ele que revela a verdade às pessoas, capacita para fazer a vontade de Deus, nos dá o poder para a obra e nos ajuda a ser, fazer e saber o que Deus deseja de nós.

A oração é um elemento imprescindível para alcançarmos uma vida espiritual e o  Espirito Santo, a oração não é nada mais do que conversar com o próprio Deus, como conhecer alguém sem dialogo?

Conhecer a Deus não é somente saber sobre Ele, mas sim viver um relacionamento; quanto mais estivermos ligados com Ele em oração, leitura da palavra e vivermos inteiramente a vontade Dele, não devemos acumular informações dele mas sim conhece-lo profundamente, por tanto a palavra chave sempre será INTIMIDADE.

Por quê conhecer a Deus? Por ele deu o primeiro passo, vemos sua vontade em restaurar o relacionamento com homem quando envia seu filho a este mundo, porque não é ruim mas sim algo vantajoso, é a maior dadiva que o homem pode ter quando se relaciona com Deus e Deus interage da mesma forma e quanto mais conhecemos a Deus garantimos a vida eterna.

Capitulo 2:

Relacionamentos

A vida cristã vai além de mim mesmo, não se refere apenas a minha vida espiritual mas também a vida em comunidade. O cristão deve ser um referencial para os que o cercam, os incrédulos são atraídos para a fé cristã através do modo em que nos interagimos e agimos.

A vida cristã é algo que não deve ser desenvolvida apenas nas questões espirituais mas também nos relacionamentos e a importância de se perseguir este objetivo transcende o bem estar pessoal de todos os cristãos. A lição é clara: a prática não o discurso é que faz a diferença.

Um dos princípios básicos que Jesus ensinou a nós para desenvolver então esse relacionamento tão importante é amar, Jesus disse: -amarás teu próximo como a ti mesmo, quando amamos perdoamos, temos paciência, ajudamos, e fazemos o possível para manter os relacionamentos de forma cristã sempre.

Manter um relacionamento é como defender uma cidade durante uma batalha. Sofremos reveses, com certeza, mas quando a vitória for consumada o passado vira história e experiência. Quando perdemos um relacionamento, perdemos uma parte de nós, os riscos que nos expomos ao entrar em um relacionamento é infinitamente menos que as bênçãos que podemos ter ao lado dessa pessoa, quando nos fechamos privamos a nós mesmos de ser abençoados e abençoar. Ter relacionamentos é uma diferença bem clara entre os que servem e os que não servem a Deus.

Mas para manter esse relacionamento precisamos vencer alguns inimigos de tais, como espírito de critica, ou seja, observações descaridosas ou negativas, olhares de censura ou condenação, intolerância, ato de fraudar, falsificar, enganar, suspeitar, cinismo, preconceitos, reações rancorosas, orgulho, atitudes de rejeição, atitude fechada ou inacessível.

Todo e qualquer relacionamento se não cuidado pode ser rompido, tanto familiar, com os lideres, relacionamentos profissionais amizades... enfim Deus preza e deseja que mantenhamos nossos relacionamentos, amando sempre e cuidando de nossos irmãos.

Capitulo 3:

Virtudes Cristãs

O homem enfrenta uma luta diária do espirito contra a carne; o evangelho liberta de todo o pecado, porém, não da natureza carnal.

O homem natural não tem defesa contra o pecado, por isso vemos mais uma vez a ação do Espirito Santo, o regenerador, que fortalece e ajuda e a palavra de Deus que é uma arma poderosa que podemos contar.

O diabo age por meio de desejos, onde, se mantermos esses desejos logo serão obras, obras da carne, por isso a vida cristã precisa ter uma série de qualidades, buscando sempre a perfeição para que os desejos morram antes de se consumarem em obras; mas quais são obras da carne? São elas:

  • Prostituição, monogamia, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, ira, facções, dissenções, partidos, inveja, bebedice, orgias, coisas semelhantes a essas.

Mas do outro lado vemos Deus, com o Espirito Santos nos ensinando a praticar o certo e isso nos leva aos frutos do espirito que são:

  • Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Podemos usar como exemplo que em nossa vida há dois cachorros, um mau e um bom, e eles brigam todos os dias e sempre o mais alimentado vencerá.

Além dos frutos do espirito, vemos na palavra que existem virtudes cristãs que devem ser buscadas para aperfeiçoamento, são elas; ter excelência moral, conhecimento da vontade de Deus, perseverança, piedade, fraternidade, crescer em amor ágape.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com