TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rituais Indígenas Brasileiros

Por:   •  28/2/2019  •  Resenha  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

ZANNONI, Claudio. Rituais de iniciação Tenetehara. In: Carvalho. S.M.S.(org.). Rituais Indígenas Brasileiros. São Paulo. CPA: 1999.

O antropólogo Claudio Zannoni inicia seu texto explicando que os Tenetehara são povos de Língua Tupi, que habita o Estado do Maranhão, localizado na região Pré-amazônica maranhense. O autor utiliza em toda a sua escrita a denominação Tenetehara para se referir ao grupo indígena do Maranhão, que são conhecidos também como Guajajara. Esta provavelmente foi uma denominação dada a esses povos por outra etnia indígena, enquanto aquela é uma autodenominação, que significa “gente verdadeira”. Alguns autores utilizam também a denominação Tentehar ou Tenetehar. Os termos variam de acordo com a pronúncia da região que foram realizados os estudos.

Segundo Zanonni(1999) a vida dos Tenetehara é marcada por fases bem definidas. Utilizando a metáfora de Van Gennep(1978), o autor compara a sociedade indígena a uma casa com vários cômodos, onde as pessoas circulam em consonância com os rituais, que acompanham as mudanças de lugar, posição social, idade. Para passar de uma etapa a outra são necessárias formalidades e cerimônias.

Há diferentes sentidos para ritos de iniciação e ritos de puberdade. No caso das meninas Tenetehara o autor explica que os ritos se iniciam com a chegada da primeira menstruação, enquanto que para os rapazes são realizados quando chegam à idade adulta. No entanto, há ritos de puberdade fisiológica que coincidem com os ritos de iniciação. E assim o autor explica que o rito de iniciação feminina representa:

O ritual por excelência dos Tenetehara[...].Iniciam com a primeira menstruação; prossegue com a preparação física e psicológica adolescente[...] e termina quando a jovem é apresentada à sociedade( ZONONNI,1999, p. 21).

Claudio Zannoni explica detalhadamente cada etapa do ritual em tópicos, que é marcada com a chegada da primeira menstruação da menina.

Ritual da primeira menstruação:

Inicia com a notícia para a aldeia. Segundo Zannoni(1999) a primeira que deve saber é a mãe da menina. Neste dia a notícia é dada a todos os parentes na aldeia. Então a moça deve ter o corpo pintado com a tinta do jenipapo. O antropólogo conta que: “os parentes coletam o Jenipapo para a avó preparar o suco para pintar a moça( ZANNONNI, 1999, p. 21). A moça deve ser colocada numa tocaia, para então dar início à pintura do corpo. Em seguida toda a família da adolescente deve pitar-se também.

Durante seis dias ela deve ficar no quarto escuro. O autor descreve:”durante esse tempo ela não pode tomar banho, porque o espírito da água, Iwàn, gosta, particularmente de moço pintada e pode levá-la (ZONNONI, 1999, p. 22). Nesse período ela pode receber visitas, mas não podem conversar alto nem rir porque isso influencia na personalidade da moça.

No ultimo dia que a menina fica na tocaia, a aldeia é avisa de que na madrugada seguinte encerra o resguardo da moça. Na madrugada, por voltadas quatro horas ela é convida a sair da tocaia e um idoso grita anunciando sua saída. Ela segue então diante da aldeia para um banho de purificação.

A mandiocaba

O autor explica que essa fase é marcada por uma dieta alimentar rigorosa, e inicia após um mês que a menina saiu da tocaia. A moça deve ser pintada novamente. Após isso a moça de servir o mingau de mandiocaba aos parentes. E Acontece a primeira cantoria.

Ritual de apresentação

Neste tópico o autor explica que o ritual de apresentação das meninas é também conhecido como Festa do Moqueado, devido ao modo de preparação das carnes que são distribuídas na festa. É o ritual de encerramento da iniciação da menina indígena e apresentação dela à comunidade.

A escolha dos cantores é um momento importante na organização da festa. Zannoni(1999) acrescenta que o cantor é quem convoca a primeira reunião, com muita antecedência, para decidirem sobre o ritual e o tempo certo para sua realização. Enquanto isso, a avó das meninas preparam as roupas e os acessórios que elas devem usar na cerimônia. A quantidade de animais que serão abatidos também é planejada para que não haja desperdício e matanças desnecessárias.

Zannoni(199) relata que no dia da festa, enquanto as meninas se preparam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com