TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rock Roll

Casos: Rock Roll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o estilo musical dos anos 1940-1960. Se procura o gênero musical posterior, veja Rock. Para outros significados, veja Rock and roll (desambiguação).

Rock-and-roll

Instrumentos musicais utilizados no rock and roll: à esquerda, a bateria, e, à direita, a guitarra elétrica.

Origens estilísticas Blues • Gospel • Folk • Country • Jump blues • Chicago blues • Swing • Boogie-woogie • R&B

Contexto cultural década de 1940 (Estados Unidos)

Instrumentos típicos Guitarra elétrica, contrabaixo (mais tarde, baixo elétrico), bateria, piano, saxofone (ocasionalmente)

Popularidade Um dos estilos musicais mais populares desde a década de 1950

Formas derivadas Rock, rockabilly, soft rock, pop

Outros tópicos

Rock and Roll Hall of Fame

MENU0:00

Exemplo de Rock

O rock-and-roll conhecido também como rock 'n' roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950,1 2 com raízes na música country, blues, R&B e música gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).

Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria3 . Nos primórdios do rock-and-roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.

A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara4 . A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock-and-roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.

Índice [esconder]

1 História

1.1 Origens do gênero

1.2 Origens da expressão

2 Início e primeiras gravações

2.1 Rockabilly

3 Impacto cultural

3.1 Tensões raciais

3.2 Cultura teen

3.3 Militar

3.4 Estilo de dança

4 Rock britânico

5 Referências

6 Ver também

7 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Origens do gênero[editar | editar código-fonte]

As origens do rock-and-roll remontam na transição entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais (predominantemente afro-americanos) populares naquele momento. Estes incluíram: o gospel norte-americano, a folk music, o blues - em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Nova Orleans, Texas, e outros lugares - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues que foram se tornando conhecidos coletivamente como rhythm and blues. Também adicionaram-se influências de country music e jazz.

No entanto, elementos de rock-and-roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1930 e blues dos anos 1920. Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e o blues afro-americanos, que, frequentemente, eram relegados à condição de "produto musical racial" (código da indústria fonográfica para estações de rádio de rhythm and blues) e que raramente eram ouvidos pela corrente majoritária branca. Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em alguns casos (como o da canção Choo Choo Ch'Boogie, de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero western swing da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.

Voltando mais algumas décadas, o rock-and-roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em Manhattan, em meados do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de origem irlandesa).

Em 1956, no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo e diz ao público que "Rock-and-roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, canções country e música folk. Todos contribuíram para o big beat."

A tabela abaixo aponta algumas, mas não todas, as principais influências sobre o rock and roll. O que deve ser salientado é que, antes do rock-and-roll, a música foi categorizada por: raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e até mesmo por religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso comercial de Elvis Presley em 1956, o Rock-and-roll se tornou um objeto angular da indústria musical americana. Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.

Influências da Música Country Influências do Rhythm & Blues Outras Influências

Rockabilly

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com