TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS

Tese: SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho trata de uma necessidade que uma empresa de locação de livros possui, com isso foi elaborado um sistema que ira facilitar e dar rapidez ao atendimento do cliente.

Também visando organizar melhor o seu estoque, e as necessidades de aquisições de novos livros. Para a criação deste sistema foi necessário entender como a empresa funciona e conhecer todos os requisitos que serão necessários para atender as necessidades e os seus objetivos.

A “Nossa Locadora de Livros” também terá o objetivo de criar um estoque de informatização, para agilizar suas rotinas dentro da empresa, envolvendo melhoramento de desempenho em sua estrutura, ou seja, trazendo facilidade de locação para o locador.

Com base no cenário proposto a nossa empresa privada com fins lucrativos, terá que informatizar as primeiras rotinas de locação. Criando um controle de empréstimos e devoluções dos livros dentro da nossa rotina teremos a possibilidade de controlar com mais precisão e controle sobre os mesmos.

06 LIVROS DIGITAIS QUE SERAM PARA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”:

Interligação de Redes: Redes de Computadores:

Segurança em Redes: Redes Locais:

Redes Wireless: Redes Práticas:

2. OBJETIVO GERAL:

A referida produção textual proposta neste quinto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem por objetivo os conceitos de todas as disciplinas apresentadas nesse semestre de forma interdisciplinar, com o propósito de fazer a interação de todos os assuntos para um melhor entendimento dos alunos.

E dentro do Cenário que será elaborado também temos o objetivo de tornar todas as operações da empresa de modo produtivo e benéfico, (Em atividades separadas para funcionário e controle de estoques), para um modelo ágil e de fácil administração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização.

3. DESENVOLVIMENTO:

O trabalho tem como categoria principal desenvolver um sistema de controle de locação de livros, este sistema precisa suprir a necessidade atual da empresa, o sistema deverá ser implementado para que seja uma ferramenta que irá trazer maior confiabilidade no acervo de livros, assim possibilitando sempre ter as quantidades necessárias de livros e quais os mais procurados pelos clientes.

O sistema se propõe a padronizar as rotinas, com isso melhorando a interface delas. Um dos maiores objetivos será a satisfação do cliente, pois com este sistema o atendimento, será mais ágil. E as rotinas serão mais confiáveis.

E também criar um controle eficiente e rápido para a administração da empresa “Nossa Locadora de Livros”, deixando de lado o uso de programas distintos e utilizando-se de uma ferramenta que interliga todos os setores da empresa para assim obter maior lucratividade, agilidade, qualidade e controle.

Na nossa empresa teremos um controle de usuário, desempenhando o papel de moderador de inspeção (descrição da inspeção técnica a ser utilizado na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona as funções facilitando o melhoramento da nossa locadora, sempre trazendo melhores aprimoramentos para auxilio e ajuda da locação do cliente.

É de grande importância ressaltar que a nossa locação de livros gera certo custo, e o valor cobrado pela nossa empresa privada segue uma regra especifica, pois existe um controle de empréstimos e devoluções, com a taxa requerida pelo mesmo, o valor de um livro será determinado por nós em organização empresarial, levando em conta sempre as promoções e o tempo determinado para cada devolução após sua locação primária, devendo, portanto respeitar o cliente como a pessoa mais importante da nossa empresa.

3.1. SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS:

Sistema conhecido como sistema multitarefa, ou seja, mais de um programa e sendo executado ao mesmo instante. São vários programas utilizando a mesma memória do computador e por isso cabe ao sistema operacional controlar cada operação multiprogramável que é a sua principal característica e são os sistemas que tem uma implementação mais complexa os monoprogramáveis e por isso os multiprogramáveis oferecem melhor utilização dos recursos, aumentando a produtividade e diminuindo o custo.

Os sistemas multiprogramáveis podem ser mono e os sistemas de acordo coma gerência podem ser: Batch-onde os sistemas são executados a partir de uma unidade fita de armazenamento sequencialmente e temporariamente aguardando a fila (FIFO) de execução.

Sistemas de tempo compartilhado nesse sistema o processador e compartilhado, cada programa utiliza-se de fatia de tempo do processador. Sistemas de tempo real – neste sistema o que leva em consideração é tempo e resposta, pois se trata de sistemas que necessitam de respostas rápidas para conseguir distribuir a sua capacidade de processamento.

Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

VANTAGENS:

• Redução do tempo de resposta

• Redução em relação ao compartilhamento de recurso

DESVANTAGENS:

• Custo alto em relação ao compartilhamento de recurso

SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS:

Sistema Batch, tempo compartilhado e tempo real.

3.2. SISTEMAS MÚLTIPLOS PROCESSADORES:

São sistemas que usa duas ou mais CPUS trabalhando em conjunto que é chamado de multiprocessamento esse sistema pode ser classificado como fortemente acoplado e fracamente acoplado sendo que fortemente acoplado é sistema de multiprocessador.

Os sistemas de multiprocessamento também compartilham a mesma memória e é controlado pelo sistema operacional. Já o sistema fracamente acoplado são sistemas de computação ligados através de linhas de comunicação que cada máquina possui por sua própria memória independente e funcionamento independente.

A evolução desses sistemas se deve, em grande parte, ao elevado custo de desenvolvimento de processadores mais rápidos. Em função disso, passou-se a dar ênfase a computadores com múltiplos processadores, em vez de arquiteturas com um único processador de alto desempenho.

Outra motivação são aplicações que necessitam de grande poder computacional, como sistemas de previsão do tempo, dinâmica dos fluidos, genoma humano, modelagens e simulações.

Com múltiplos processadores, é possível reduzir drasticamente o tempo de processamento destas aplicações. Inicialmente, as configurações limitavam-se á poucos processadores, mas, atualmente existem sistemas com milhares de processadores.

Os processos decorrentes e deadlock, ou seja, o processo dadlock que nada mais é do que ferramentas que vem a controlar atividades realizadas pelo multiprocessador, diz que é um processo deadlock que aguarda por um recurso que nunca estará disponível, ou um evento que não ocorrerá.

Portanto deadlock é o processo em que duas atividades concorrentes não conseguem realizar de forma que os dados sejam íntegros no final do projeto.

Os primeiros sistemas com múltiplos processadores surgiram na década de 1960, com o objetivo principal de acelerar a execução de aplicações que lidavam com um grande volume de cálculos. Por muito tempo, esses sistemas foram utilizados quase que exclusivamente em ambientes acadêmicos e centros de pesquisas voltados para o processamento científico.

SISTEMAS MULTIPLOS PROCESSADORES:

Sistemas fortemente acoplados, fracamente acoplados.

VANTAGENS:

• Custo e desempenho

• Adaptabilidade

• Modularidade

• Confiabilidade

• Concorrência

DESVANTAGENS:

• Complexidade do “software”

• Complexidade da decomposição de tarefas

• Dificuldade de diagnóstico

• Dependência da tecnologia de comunicações

• Tempo de resposta

• Propagação de efeito de falhas

• Relativa perda de controle

4. SEGURANÇA EM CÓDIGOS PHP:

A linguagem de programação web PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é bastante segura, ou seja, em muitas ocasiões PHP se encontra instalado sobre servidores Unix ou Linux, que são bastante conhecidos como mais velozes e seguros, além disso, parte da segurança do PHP se dá pelo fato de que tudo o que é exibido para quem estiver acessando é somente o resultado de todo o código, ou seja, é possível interagir com o banco de dados e aplicações existentes no servidor, com a vantagem de não expor o código fonte para o cliente. Isso pode ser útil quando o programa está lidando com senhas ou qualquer tipo de informação confidencial.

O PHP difere de linguagens semelhantes como o Java script por seu código ser executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas HTML puro.

Desta maneira é possível interagir com bancos de dados e aplicações existentes no servidor, sem expor o código fonte para o cliente, o que é muito importante quando o programa lida com senhas ou outro tipo de informação confidencial. Além disso, confere à linguagem portabilidade uma vez que o código é executado no servidor e enviado para o cliente apenas o HTML puro.

Através da alta segurança criptografada, o PHP utiliza checagem de tipos dinâmica, ou seja, uma variável que pode conter valores diferentes tipos em diferentes momentos da execução do script. Por este motivo não é necessário declarar o tipo de uma variável para usá-la.

O interpretador PHP decidirá qual o tipo daquela variável, verificando o conteúdo em tempo de execução, ou seja, ainda assim, é permitido converter os valores de um tipo para outro desejado, utilizando o typecasting ou a função settype.

“Hypertext Preprocessor é uma linguagem de script, que é de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML” (PHP. NET); é utilizada amplamente em Páginas Web dinâmica para os mais diversos fins, de comércio eletrônico a Enciclopédias Digitais.

Como toda linguagem de programação, o PHP possui várias vulnerabilidades, que se traduzem como riscos aos sistemas que o utilizam sem a devida precaução e conhecimento de metodologias de programação segura.

O agravante, neste caso, é que os sistemas feitos com PHP estão em sua maioria na internet, onde o nível de exposição é extremo e eles são testados à exaustão por pessoas do mundo inteiro.

Isto torna a programação segura um fator crítico para o sucesso de sistemas desenvolvidos nesta linguagem. Neste projeto são abordados os controles de segurança do PHP, mas como toda linguagem algumas vulnerabilidades, ou seja, assim como as metodologias de programação segura existem para corrigir estas falhas já documentadas, sendo apresentados testes reais da veracidade das informações apresentadas, assim como a eficácia dos métodos de proteção.

4.1 Vulnerabilidades da Linguagem PHP:

As vulnerabilidades mais comuns no PHP são: Cross-site Scripting; SQL Injection; Inclusão de valores em variáveis internas; Exposição de informações do servidor (mensagens de erro); Exposição de arquivos do sistema e outros do servidor; Inclusão de arquivos externos; Execução de programas no servidor.

Há dois tipos de comentários em código PHP:

• Comentários de uma linha:

Marca como comentário até o final da linha ou até o final do bloco de código PHP - o que vier antes. Pode ser delimitado pelo caracter “#” ou por duas barras ( // ).

• Comentários de mais de uma linha:

Tem como delimitadores os caracteres “/*” para o início do bloco e “*/” para o final do comentário. Se o delimitador de final de código PHP ( ?> ) estiver dentro de um comentário, não será reconhecido pelo interpretador.

4.2 EXEMPLO DE CÓDIGO PHP:

Criando URL que será enviado diretamente ao Banco de Dados:

<?php

// Formato da URL:

// http://www.meusite.com.br/produtos.php?id=12

// Salva o parâmetro da URL numa variável

$produto = $_GET['id'];

// Monta a consulta MySQL

$sql = "SELECT * FROM `produtos` WHERE `id` = '".$produto."' LIMIT 1";

// Executa a query

$query = mysql_query($sql);

// Salva o resultado (em formato de array) em uma variável

$resultado = mysql_fetch_assoc($query);

?>

4.3 CONSULTANDO O BANCO MYSQL:

Consulta em Banco:

SELECT * FROM `produtos` WHERE `id` = '12' LIMIT 1

5. ATIVIDADES DO PROJETO:

A sequencia das atividades que serão realizados dentro do projeto de sistemas, ao qual a sua principal contribuição para o projeto é facilitar as ordens de realização das atividades. O diagrama de Atividades pode ser usado para especificar as atividades dos sistemas e fluxo de dados ou decisões, visualizações de processos de negócios. Descrever a sequencia de atividades, utilizando comportamento condicional e paralelo.

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »