TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Agostinho

Dissertações: Santo Agostinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação – Santo Agostinho, parte histórica e biografia

- Aurélio Agostinho nasceu em Tagasta, cidade da Numídia (atualmente localizado na Argélia, país da África do norte, vizinha da Ilha italiana, Sardenha) de uma família burguesa, em 13 de novembro do ano 354. Seu pai, Patrício (cidadãos romanos que constituíam a aristocracia romana (elite, classe dos nobres, privilegiados), era pagão, recebeu o batismo pouco antes de morrer; sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã fervorosa, e exercia sobre o filho uma notável influência religiosa.

Foi para Cartago (cidade na atual Tunísia, também situada na África do Norte e rival de Roma antiga nas Guerras Púnicas (As guerras Púnicas foram travadas por Roma contra Cartago entre 264 e 146 a.C. pela liderança do comércio no mar Mediterrâneo. O conflito se estendeu por mais de cem anos numa série de confrontos, que culminou com a destruição total do Estado púnico), a fim de aperfeiçoar seus estudos, porém desviou-se moral e intelectualmente, fazendo com que aderisse ao maniqueísmo (filosofia religiosa dualística, que divide o mundo entre o bem e o mal), julgando achar neste dualismo maniqueu a solução do problema do mal e, por conseqüência, uma justificativas para a sua vida.

Tendo terminado os estudos, abriu uma escola em Cartago, donde partiu para Roma e, em seguida, para Milão. Afastou-se definitivamente do ensino em 386, aos trinta e dois anos, por razões de saúde e, mais ainda, por razões de ordem espiritual.

Aurélio Agostinho destaca-se entre os Padres como Tomás de Aquino e entre os Escolásticos.

Após estudos e exames críticos, Agostinho inspira-se em Platão, abandonando o maniqueísmo, abraçando a filosofia neoplatônica (Platonismo é uma doutrina ou elementos característicos do pensamento de Platão. De uma maneira geral, essas características podem ser agrupadas em três categorias: Doutrina das idéias, onde os objetos do conhecimento se distingüem das coisas naturais; Doutrina da superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; e Doutrina da Dialética, enquanto procedimento científico) que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e a negatividade do mal.

Chegou assim a concepção cristã da vida - no começo do ano 386.

Conversão moral e absoluta, em setembro do ano 386. Agostinho renuncia inteiramente ao mundo, à carreira, ao matrimônio; retira-se, durante alguns meses, para a solidão e o recolhimento, em companhia da mãe, do filho e de alguns discípulos, perto de Milão. Aí escreveu seus diálogos filosóficos, e, na Páscoa do ano 387, juntamente com o filho Adeodato e o amigo Alípio, recebeu o batismo em Milão das mãos de Santo Ambrósio, cuja doutrina muito contribuíram para a sua conversão. Tinha trinta e três anos de idade.

Logo após sua conversão, a mãe de Agostinho falece em Óstia na Itália, ele volta para Tagasta, cidade natal, vende todos os bens, distribui o dinheiro entre os pobres e funda um mosteiro numa das suas propriedades alienadas.

Ordenado padre em 391, e consagrado bispo em 395, governou a igreja de Hipona, cidade da atual Argélia, até à morte, que se deu durante o assédio da cidade pelos vândalos a 28 de agosto do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com