TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Agostinho

Trabalho Escolar: Santo Agostinho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Santo Agostinho (354-430) é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino, mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Agostinho aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a desintegrar-se, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (num livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem.

Outro aspecto fundamental da filosofia agostiniana é a liberdade, sendo o bem maior. A liberdade interior, segundo Santo Agostinho, é um bem muito maior do que todos os bens exteriores, os que podem ser ganhos por intermédio de coisas externas, por exemplo, os bens da riqueza, da concupiscência e do poder, ou seja, trata-se de um bem que poderia ser imaterial e que aparece ao espírito em sua relação consigo mesmo, pois a partir deste momento o conhecimento é subjetivo. A Liberdade enquanto bem maior, é superior a todos esses outros bens do mundo a que estamos acostumados em nossa vida cotidiana e que almejamos na maior parte das vezes. Acontece que esse bem, que se encontra mais distante dos poderes do mundo, poderá ser por estes alcançados, como quando uma pessoa se volta para o que é estimado e valorizado externamente como um bem.

Assim, se uma pessoa segue a opinião corrente, sem se indagar por sua validade, se ela segue os ditames do Estado no que diz respeito ao que este estima correto ou elogiável, ela pode, progressivamente, tornar-se uma "alma escrava", incapaz de decidir por si mesma. Esta liberdade está voltada para o bem e para o justo, embora aquele que age e possa equivocar-se sobre o seu sentido, tomando um falso bem por um verdadeiro, um bem mutável por um imutável, certamente esta liberdade poderá ser o caminho mais curto para o pecado, sendo que, um indivíduo peca quando faz uso de seu livre-arbítrio para satisfazer uma vontade má, assim, toda vez que este indivíduo fizer algo ruim está se afastando de Deus e assim pecando, pois, de acordo com Santo Agostinho o ser humano possui o livre-arbítrio e quando faz o bem se aproxima de Deus.

Dessa forma, o pecado para Santo Agostinho se caracteriza como uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna, que segundo Santo agostinho a vontade é uma força que determina a vida.Também é corrupção dos valores que já nascem com você.

De acordo com o filósofo medieval, já nasceríamos com todos os valores morais que nos conduzirão para o céu. Mas, ao fazermos parte deste mundo, em meio às tentações, acabamos nos desvirtuando, isto é, acabaríamos corrompendo aqueles valores que já nascem conosco. E também com a liberdade e o livre-arbítrio que é a vontade interior o pecado fica mais acessível e mais próximo ao homem.

O indivíduo que se corrompe só consegue retornar na busca de Deus através da graça divina, sendo esta a própria preparação do homem para acolher a graça de Deus, dada a necessidade de suscitar e manter a colaboração do homem em sua própria santificação, cooperando com a graça. Por isso ensina Santo Agostinho: "Sem dúvida, operamos também nós, mas o fazemos cooperando com Deus, que opera predispondo-nos com a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com