TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santo Agostinho

Dissertações: Santo Agostinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Santo Agostinho nasceu em 354, e marcou através de seu trabalho literário a especulação cristã. Foi professor de retórica antes de se converter ao cristianismo, era interessado aos temas que mais incomodavam o ser humano.

Escreveu obras importantes como “Solilóquios”, “Confissões” e “A Cidade de Deus”. O livro “A Cidade de Deus” veio a influenciar a cristandade medieval. Santo Agostinho demonstra preferência pelo platonismo, classificando-a como a filosofia mais importante e luminosa da antigüidade.

Após se converter ao cristianismo, buscou se libertar das nacos maniqueístas e céticas que possuía antes de abraçar osensinamentos cristãos. Na escolástica medieval, estudou sobre o problema das relações entre a Razão e a Fé; mesmo aprofundado na fé, buscou compreender o existencialismo da Razão, e antes do surgimento do cogito cartesiano, já evidenciava em seus estudos sobre o indivíduo que existe, vive, pensa e duvida.

Em relação à Platão, Santo Agostinho modificou a noção da teoria das idéias, intensificando que as substâncias da vida surgem de modelos imutáveis e eternos provindos de idéias divinas, e não num mundo a parte como a teoria das idéias que Platão defendia. No sentido religioso defendia que aquele que vive da fé não busca somente o temporal, mas sobretudo os bens eternos futuros.

Santo Agostinho recorreu ao neoplatonismo, no qual a busca de conhecimento seria basicamente o conhecimento dos fins últimos. Mas que, para ele, seria basicamente chegar ao conhecimento de que Deus existe e de que é preciso buscar a vontade divina. Aí, passou a conciliar a filosofia de Platão com o cristianismo. “Agostinho, como Platão, tinha paixão e sede de verdade: alcançá-la é chegar à felicidade; estes são os dois polos, dois pilares que sustentam o maravilhoso edifício da filosofia e da teologia de Agostinho”, coloca Olinto Pegoraro (p. 62).

Converteu-se ao cristianismo em 386 e deixou de ser professor de retórica. A verdade, para Agostinho, passou a ser encontrada no interior de cada homem, de busca de auto-conhecimento, que, automaticamente, corresponderia ao conhecimento de Deus. “Conhecer-se e conhecer a Deus constituem uma única e mesma atividade do espírito, para Agostinho. Alma e Deus, como objetos de conhecimento, remetem a um estudo unificado de todo o mistério da criação”, f

1. Antropocentrismo

Antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos,isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem.

Teocentrismo

Teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro douniverso, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem écentro de tudo.

Antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".

Teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo.1 Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídas a Deus. Os princípios do teocentrismo, como a humildade, o respeito, a moderação, a abnegação e

a atenção, pode levar a uma forma de ambientalismo.2 A Idade Média pode ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus do Filósofos".3

René

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com