TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL

ATPS DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL I

TUTOR A DISTÂNCIA: MARISELMA MAIDANA FERREIRA

PORTO SEGURO, 30 de Outubro 2013

ATPS FUNDAMENTOS HISTÓRIOCOS E TEÓRICOS-

METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Abaixo seguem descritas as etapas formuladas por nosso grupo, vale apena ressaltar que houve participação efetiva de todos os membros de nosso grupo, nos debates, onde foram contempladas discussões, réplicas, tréplicas, objetivamente ligadas ao contexto e composição de todas as etapas da atividade e relatórios finais.

A seguir, um descritivo de todas as etapas, passo a passo, sendo que ao final de cada etapa tiramos as conclusões necessárias que resultaram na elaboração de um relatório final sobre os temas propostos dentro do contexto da disciplina Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I.

Ressaltamos ainda que elegemos dentro de nosso grupo um relator oficial que ficou incumbido de anotar as observações, e posteriormente digitar todas as etapas e o passo a passo passando novamente pela apreciação e correção do grupo terminando com a postagem do trabalho conforme nos foi orientado.

Relação entre a questão social no Brasil e o Filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.

O filme Tempos Modernos é um filme de 1936,em que o famoso personagem o vagabundo tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. È considerado uma forte critica ao capitalismo, militarismo, liberalismo dentre outros, bem como uma critica aos maus tratos que os empregados passam a receber depois da revolução industrial.

Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena foi trabalhada para que a mensagem chegasse verdadeiramente tal que seja. E pelo visto nada parece escapar, máquinas tomando lugar dos homens, as facilidades, que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal, o de um vagabundo por uma menina de rua.

O filme também mostra claramente a modernização tecnológica onde o trabalhador tem que se adotar a essas novas formas de produção, o trabalhador deve também ter uma oportunidade para mostrar o seu potencial e as suas habilidades no ambiente de trabalho, sendo assim estes funcionários possam subir dos degraus mais baixos aos mais altos. Ressaltando também que os trabalha dores nas suas organizações deveria receber ordem de um gerente a penas para evitar conflitos e mal entendimento.

Ainda no filme é mostrado cenas das péssimas condições de trabalho, o desempenhar repetitivo de apertar parafusos, se percebe o trabalho, repetido, dividido. Podemos chamar essa ideologia, de movimento da racionalização industrial. Que consiste em separar o pensar e o fazer, a produtividade depende diretamente da remuneração que o homem era um mero instrumento de trabalho. Pode se analisar de imediato que Tayla estava preocupado em aumentar a produção para satisfazer a necessidade das demandas.

Para que isso fosse possível ele teria que explorar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para um certo setor da fabrica, formando assim a divisão de trabalho e logo agilizando o processo de produção com o mínimo de custo possível.

Percebe se claramente que essa realidade em alguns lugares continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as quais foram conquistadas de direitos para os trabalhadores é apenas um objeto usado pelo poder do capital e essa sociedade capitalista explora para alimentar todo o conforto e diversão das classes dominante.

Serviço Social e Assistência Social no Brasil

A partir da década de 30 o Distrito Federal, localizado na época na cidade

do Rio de Janeiro, possuía uma população grandiosa, consequência em parte da

saida rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo a cidade pela

falta de emprego resultante da desestruturação da agricultura.

Deste modo a crescente migração era inevitável em razão da acelerada

industrialização urbana que demandava mão-de-obra excedente. Assim, a partir

destes fatores: escassez de emprego no campo e crescimento da oferta de emprego

na cidade se caracterizou em um grande quadro circular que resultou na chegada numerosa de imigrantes para o Distrito Federal.

A vinda dos imigrantes para o Brasil e a predominância dos portugueses colonizadores

se deu a partir da abertura dos portos às nações amigas em1808 e da independência.

À margem do deslocamento populacional voluntário milhões de negros foram obrigados a cruzar o Oceano Atlântico ao longo dos séculos XVI a XIX com destino ao Brasil, constituindo a mão de obra escrava. Ainda nesse contexto, os monarcas brasileiros criavam alternativas de atração dos imigrantes para a região Sul do país, oferecendo-lhes lotes de terra que os elevava a condição de pequenos proprietários agrícola.

Nessa perspectiva, vieram primeiro os alemães e só a partir de 1870, os italianos. Essas duas etnias se tornaram majoritárias.

O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo

movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de

recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e das

populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária.

Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com