TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Aplicada

Artigos Científicos: Sociologia Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA

Comte

"Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação"

Alei dos três estágios

Estagio teológico, os pensamentos era guiados por idéias religiosas e pela crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de Deus.

Estagio metafísico,que se torna proeminente aproximadamente na época da Renascença,a sociedade começa a ser vista em termos naturais,e não sobrenaturais .

Estagio positivo,introduzido pelas descobertas e conquistas de Copérnico ,Galileu e Newton,encorajou a aplicação de técnicas cientificas no mundo social

Durkheim

Suicídio:trata de um processo patológico das sociedades modernas, e

revela de forma mais marcante a relação entre o indivíduo e a sociedade. Com

efeito, o fenômeno suicídio é central, pois nada é mais individual do que um homem tirar a

sua própria vida. O suicídio é todo o caso de morte provocado diretamente ou

indiretamente por um ato positivo ou negativo realizado pela própria vítima e que ela sabia

que devia provocar esse resultado. O conceito de suicídio engloba não só casos

reconhecidos por todos, como também os casos de morte voluntária envolta em auréola de heroísmo e de glória.

Educação:“Educação e Sociologia” Durkheim afirma que a influência das coisas sobre os homens é diversa daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma geração sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. É esta relação que Durkheim denomina como Educação,afirma ainda que para definir a educação será preciso considerar os sistemas educativos que existem, ou tenham existido, compará-los e aprender deles os

caracteres comuns

Marx

A teoria do valor:È um refinamento da teoria de valor-trabalho da escola clássica. Marx chegou a conclusão de que TRABALHO era a essência de todo valor. Para ele, valor era o objetivo da propriedade de cada e toda commodity. E isto deveria estar ligado a algo mais substancial que as forças “superficiais” da oferta e procura no mercado.

O valor da força de trabalho:Os clássicos, ao usarem a teoria do valor-trabalho, cometiam certas incoerências porque mediam o valor dos bens pela quantidade de trabalho neles incorporada, mas ao chegar ao preço do trabalho, recorriam à oferta e à procura. Isto é, não aplicavam o mesmo princípio aos salários.

O trabalhador vende sua força de trabalho, não seu trabalho. Isto é, vende sua aptidão para trabalhar. E o valor da força de trabalho é igual ao valor da cesta de bens que possilibita a sobrevivência do trabalhador na sociedade em que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com