TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Principios Basicos Para Sun Tzu Que Podem Ser Aplicad Numa Empresa De Que Forma?

Casos: Quais Os Principios Basicos Para Sun Tzu Que Podem Ser Aplicad Numa Empresa De Que Forma?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Se você conheçe o seu oponente e a si mesmo em cem batalhas você nunca correrá perigouziu a obra para seus comandantes vietnamitas.Um estudo de caso clássico do uso dos ensinamentos foi no conflito no Vietnam (1965-1975) onde os vietcongs venceram os Estados Unidos adotando as idéias do Mestre. Depois da derrota americana, o livro tornou-se leitura obrigatória em todas as academias militares americanas.

A primeira vista, A Arte da Guerra é um livro sobre luta. Entretanto, a grande visão proposta pelo próprio Sun Tzu é que “ A suprema habilidade é vencer sem guerrear “. Na essência de seus ensinamentos estão estratégias para uma efetiva resolução de conflitos, e que podem ser bem ilustradas pelo jogo do GO e do Xadrez. No xadrez o objetivo é destruir os recursos do oponente e dar cheque-mate, uma palavra de origem persa, Kish Mat, que literalmente quer dizer ultimato, imobilização, ou seja, o rei está vencido. Já no jogo do GO, inventado na China há mais de 4.000 anos, o objetivo é capturar e manter a maior extensão de território com o mínimo de recursos.

Como ensinado por Sun Tzu, e da mesma forma que no jogo do GO, nos negócios, deve-se tentar conquistar o máximo de mercado com o mínimo de investimento e não destruir o competidor ou sua própria empresa em uma competição predatória. O segredo do sucesso em toda arena competitiva é encontrar um caminho vencedor onde o conflito é eliminado.

Três princípios básicos se destacam e unificam a filosofia de Sun Tzu:

Se você conheçe o seu oponente e a si mesmo em cem batalhas você nunca correrá perigo;

Vencer cem batalhas não é o auge da excelência mas sim subjugar o inimigo sem lutar;

Evite as forças e ataque as fraquezas;

O livro pode ser interpretado como uma abordagem estruturada aos negócios onde o campo de batalha é o mercado. Na guerra como no mundo dos negócios existe uma competição em que a verdadeira e mais importante batalha é travada na dimensão das idéias, estruturadas através de um plano estratégico. Não se vence guerras vencendo batalhas. As batalhas são meios para um fim. Meios para a realização de estratégias. Conforme dito por Sun Tzu:

É mais importante ser mais inteligente que o inimigo e não mais poderoso;

Na guerra, apenas a superioridade numérica não oferece nenhuma vantagem. Não avance contando apenas com o poderio militar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com