TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese da disciplina “Administração Eclesiástica”

Por:   •  7/3/2017  •  Resenha  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Teológico Quadrangular-ITQ

Síntese da disciplina “Administração Eclesiástica”

Everton José Galbetti

Presidente Prudente-2017

A administração é um tema presente nas Escrituras e podemos encontra-la presentes em muitos eventos e fatos bíblicos. A igreja como Corpo de Cristo, é um organismo vivo que produz vida, dinâmico que automutiplica. Porem existe muitos lideres e pastores que não entendem a necessidade da organização da Igreja, não entendem que esta instituição, ainda que divina, tem como palco de atuação o mundo secular e não pode existir a parte dele.

A diferença entre organizações religiosas e organizações seculares basicamente se resume aos seus objetivos finais. Os lideres das organizações religiosas precisam ter uma visão global da organização. Esta é uma das características de um bom administrador. Pastores e lideres que conhecem bem a sua organização de forma global entendem melhor as consequências de seus atos administrativos e como eles afetam a instituição.

As atividades de pastores e obreiros da Igreja não se restringem a pregação Igrejas e departamentos demandam atenção tanto na área espiritual quanto na administrativa. As organizações religiosas, por possuírem personalidade jurídica, têm direitos e deveres perante os órgãos governamentais. A administração da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil esta estruturada em três níveis de hierarquia que são: Administração Superior e Geral, Administração Intermediaria e Administração de Base, que exercendo suas atividades de forma integrada e harmônica, se expressa nos trabalhos de planejamento, coordenação, execução e controle, de forma subordinada.

A Igreja local forma-se soba a jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizados nas aguas adotando a Declaração de Fé da instituição. O Conselho Diretor Local da Igreja é formado por pessoas escolhidas dentre os membros da igreja, maiores de idade e se constitui dos seguintes membros: Presidente; Vice-Presidente; Tesoureiro; Diretor dos Diáconos e Diretor de Patrimônio.

As Igrejas locais na IEQ são separadas em três grupos distintos que são: Igreja Sede Regional; Igrejas com CNPJ e Obras Novas. As regiões são administradas pelos Superintendentes Regionais os quais são nomeados pelo Conselho Nacional de Diretores (CND), como representantes nas regiões designadas, dos Conselhos Estaduais de Diretores para assuntos de Administração Estadual e de representantes do CND para assuntos de administração Superior e Geral. As regiões e campos missionários da IEQ são órgãos internos da IEQ, não possuindo personalidade jurídica como é o caso das igrejas Locais e que possuem CNPJ. Seus atos são centralizados nas Igrejas Sedes Regionais.

A gestão da Igreja Local na Igreja do Evangelho Quadrangular se reveste de grande importância porque ali os lideres, obreiros e pastores, iniciam a carreira ministerial e ali é onde se desenvolvem parte das rotinas administrativas da instituição. As receitas das Igrejas Locais se resumem a dois tipos: Ofertas e Dízimos. As entradas financeiras das Igrejas Locais são registradas por meio de documentos que são o Relatório Estatístico e Financeiro do Culto, Relatório de Culto das Congregações, Relatório mensal de entradas e saídas do DEBQ, Relatório mensal de entradas e saídas dos Grupos Missionários, Extratos de Poupança/aplicações, Recibo de venda de imóveis, Recibo de venda de moveis e utensílios, Recibo de venda de veiculo, Comprovante de doações, Comprovante de Empréstimo. As saídas da Igreja Local refletem todos os gastos realizados para a sua manutenção e expansão e obrigatoriamente precisam ser apoiadas em documentos hábeis que são os contratos, notas fiscais, recibos dentre outros documentos que devem ser lavrados em nome da Igreja do Evangelho Quadrangular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com