TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMOR AO SENHOR

Monografias: TEMOR AO SENHOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

A Bíblia relata em inúmeras passagens acerca da necessidade e benefícios do temor ao Senhor. Estas passagens estão comumente associadas à segurança, santidade, alegria regojizo.

Um relato interessante a respeito do temor está descrito em Provérbios 9-10, que talvez seja a passagem bíblica mais conhecida a respeito do temor:

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. “Provérbios 9:10

O dicionário, dentre muitas classificações, explica que temor é sentimento de respeito ou reverência, zelo. Isso talvez explique um pouco do que nossa geração tem passado, a faltar de respeito e zelo com as coisas do Senhor.

Até compreendermos quem Deus é, e até desenvolvermos um temor reverencial a Ele, não podemos obter sabedoria verdadeira. Sabedoria verdadeira tem sua origem apenas na compreensão de quem Deus é – que Ele é Santo, justo e correto.

O temor do Senhor não está ligado somente ao temer ou ter respeito ao Senhor, está na verdade intimamente ligado ao entendimento de que Deus odeia o pecado e quando pecamos nos afastamos Dele.

Muitas pessoas se deixam contaminar pelo pecado de tal forma, que deixar de ter temor ao Senhor, passam a achar o pecado algo comum e a reverência e conhecimento de Deus se afastam da sua vida.

O Temor também não diz respeito somente a não pecar, e sim ao fato de que se pecamos, precisamos entender que não poderemos viver um vida de pecado, devemos nos afastar do pecado e buscar arrependimento, o temor está também intimamente ligado ao arrependimento.

A própria igreja primitiva era uma igreja temente a Deus e com isso vemos o sucesso e crescimento alcançado por aqueles irmãos.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Atos 2.42 e 43 (arc)

O temor respeitoso continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos. As duas coisas corriam juntas – quanto mais maravilhas, maior era o temor.

O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço. - Provérbios 8.13

O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal (16.6) e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos.

O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10.27

Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce. Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e longa

Temam o Senhor, vocês que são os seus santos , pois nada falta aos que o temem. Salmos 34.9

Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo (v4),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com