TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEOLOGIA

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Teológico Quadrangular

Paulo Cesar Souza da Silva

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TEOLÓGICO

ANÁPOLIS

2013

Instituto Teológico Quadrangular

Paulo Cesar Souza da Silva

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TEOLÓGICO

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia,, Instituto Teológico Quadrangular – ITQ, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professor: Profª. Aline Christine Alves Dionísio dos Santos

ANÁPOLIS

2013

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TEOLÓGICO

Paulo Cesar Souza da Silva

Profª. Aline Christine Alves Dionísio dos Santos

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia (Presencial/EaD) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

13/02/13

RESUMO

 A teologia, e a ciência que estuda Deus, seus atributos e as suas perfeições. A palavra Teologia é a junção de duas palavras gregas: theos (Deus, Senhor) e logos (palavra, estudo). Teologia é, portanto, o estudo da pessoa de Deus, sua natureza e seu relacionamento com suas criações. Podemos definir a palavra teologia tanto no sentido secular, como no sentido cristão. Sentido Secular: Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo. Sentido Cristão: “Teologia é o estudo sobre a Pessoa de Deus”. A disciplina que busca apresentar uma declaração coerente da doutrina da fé cristã, baseada nas Escrituras, está relacionada com a maneira de viver do homem. A formação teológica oferece aos que lideram na igreja a oportunidade de entender, de modo científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê e permitindo uma melhor atuação no serviço da igreja. Além disto, o estudo organizado da Bíblia fará com que conheça com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo em sua devoção e espiritualidade. Pois quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos.

Palavras-chave: Conhecimento,  Entendimento, Sabedoria

1 INTRODUÇÃO

            Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida. Os que lidam com atividades na igreja também têm a necessidade de obter conhecimento, principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e de seus líderes. Estudar Teologia não deve ser apenas para um conhecimento intelectual, mas sim algo aplicável à vida. Podemos então, compreender Teologia como um pensar sobre Deus e expressar esse pensamento de alguma maneira. Algo que o ser humano, entregue as suas próprias forças, seria incapaz de atingir e muito menos de articular em discurso coerente e inteligível.

         A formação teológica é importante para os que querem pregar, ensinar e influenciar outras pessoas com o seu conhecimento de Deus. É de grande valia, também, para os que querem ter resposta para as grandes questões da vida, entendendo quem são de onde vieram e para onde vão. Além disto, precisam de teologia os que querem ter uma vida cristã sólida, não caindo no engano das seitas e dos modismos religiosos, podendo afirmar o que a Bíblia recomenda para todas as áreas da vida humana.

2 A TEOLOGIA ABORDA OS SEGUINTES TEMAS

  • 2.1 Deus - No meio teológico, existem as denotações de uma variedade de atributos usados para estabelecer as várias concepções de Deus. Elas onisciência, onipotência, onipresença, benevolência, ser zeloso,

sobrenaturalidade,  eternidade. Além das características mencionadas destaca-se também a do Criador, pois segundo a base teórica contada no livro de Gênesis da Sagrada Escritura, criou todo o universo e o que lhe ocupa. Um ser intangível de poderes inimagináveis.

  • 2.2 O homem – Termo “Homem” é comumente utilizado para descrever o ser humano no modo geral, ser racional e de personalidade única, criado por Deus, no advento da Terra.

  • 2.3 O mundo – Usualmente utilizado como sinônimo da Terra por estudiosos. Mas no sentido, teológico assume a significativa negativa, no tocante ao pecado e ao campo de atuação do mal, a luta incessante da igreja contra o mundo, pois relaciona o mesmo a um local de perdição e escravidão espiritual.
  • 2.4 A salvação – Dom gratuito de Deus, mencionado na Bíblia refere-se a salvação eterna, onde os salvos conforme reconhecimento de Jesus como Salvador habitarão em uma terra prometida.
  • 2.5 A escatologia (estudo do fim dos tempos) Estuda os acontecimentos vindouros da esperada volta do Messias, o fim da Terra e sua consequente destruição.

3 CLASSIFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS TEOLÓGICAS NAS ESCRITURAS

  Dentre os diversos ramos de estudo da teologia cristã encontram-se os seguintes:

 

- Teologia própria: O estudo da doutrina de Deus, baseando na revelação dele de si mesmo ao homem; Gênesis, Jó, Isaias, João e Romanos.

- Cristologia:  é o estudo sobre Jesus Cristo e suas doutrinas. É um ramo da teologia cristã que analisa as definições da natureza de Jesus, as obras de Jesus Cristo, dando atenção a sua relação direta com Deus, suas origens e modo de vida de Jesus. Visto que estas origens e o papel dentro da doutrina de salvação tem sido objeto de estudo e discussão desde os primórdios do Cristianismo. Dentre livros que abordem a vida de Cristo destacam-se alguns na palavra de Deus: Isaias, Miquéias, João, Filipenses, Colossenses, Hebreus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com