TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEOLOGIA AFRICANA NO PENSAMENTO DO GABRIEL MOLEHE SETILOANE

Por:   •  19/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

TEOLOGIA AFRICANA NO PENSAMENTO DO GABRIEL MOLEHE SETILOANE

O autor entende que a teologia africana é levar o africano a sua origem. Este artigo fala da teologia africana na visão de Gabriel Setiloane, a mesma é dividida em três partes:

  • Recorte histórico do colonialismo na África.
  • Teologia africana, sua origem e característica.
  • O pensamento do Gabriel Setiloane sobre a teologia africana.

Um recorte histórico sobre o colonialismo na África

Segundo Alberto Aduaboahen, “em África jamais ocorreram tantas e tão rápidas mudanças como durante o período entre 1980 e 1835”.

Quando África foi ocupado quase na totalidade pelos colonos em todas as esferas humanas. Neste contexto, os líderes africanos lutaram pela libertação do seu povo apesar das dificuldades técnicas e material.

Segundo Gibellini, este processo de colonização só terminou em 1963, que não somente foi uma colonização territorial, mas também nas suas crenças e valores.

Teologia africana, sua origem e suas características

Pois colonização, a África viu-se pobre em todas as vertentes, isso levou a uma busca de legitimidade dos seus pensamentos, sua visão de mundo e vida, seus sentimentos. Neste processo o povo clamou e os teólogos se levantaram conscientes das suas responsabilidades.

A teologia africana é uma avaliação positiva de sua própria cultura e filosofia africana segundo Gabriel Setiloane. A mesma é caracterizada pela sua cultura, comunitária e ecuménica.

Teologia africana no pensamento de Gabriel Setiooane

   Segundo Gabriel, a Teologia é aquela que propõe soluções de seus problemas pontuais de um  povo ou sociedade.

Este artigo, o autor assemelha a cultura africana com a judaica, o africano por sua natureza acredita na vida pós a morte. E os mortos podem interferir no mundo dos vivos.

Desde muito tempo a teologia africana é a experiencia do africano com o divino. Jesus para os cristãos africanos é um antepassado que veio para libertar o seu povo da escravatura da sua cultura, visão de vida religiosa incluindo os seus valores, unidade.

Segundo Setiolane, a ideia de pessoa é a consciência da nossa existência enquanto seres humanos que vai caracterizar a nossa relação com os outros seres vivos, a nossa relação com os outros seres vivos e o universo no geral, é parte da natureza e a natureza é companheira da pessoa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com