TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ÉTICA

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE ÉTICA

     EIXO: CULTURA RELIGIOSA

Nome: CAMILA BARBOSA DAMASCENO                                                                          Valor: 2,0

TURMA: 8000                              DATA: 31.10.2015                                  

  1. Encontre maneira de estabelecer diferença entre Ética e Moral, a partir de situações práticas da vida diária (exemplos do cotidianos).

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.  

Um exemplo é o aborto, a grande maioria das pessoas é contra o aborto, é um comportamento imoral, no entanto, em caso de gravidez por abuso sexual, o aborto pode ser ético, encontra respaldo na lei

  1. Lei o texto “Ética E Mochila Escolar” (que segue abaixo) e escolha duas das  questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações sobre esta afirmações.

3.Só o amor não é suficiente para uma boa educação.

Não, só o amor não é suficiente. O instinto maternal às vezes não sabe se comportar em tal situação, pois é muito difícil para algumas mães corrigirem seus filhos ao ver a chateação estampada em seus olhares. Quando criança, escutei esse ditado “a mão que bate, é a mesma que afaga”, concordo, não pela violência, mas por educação, a correção é necessária tanto quanto o amor, assim como uma família presente e estruturada é na educação da criança.

4.Quem tem respeito à própria mãe também respeita seus semelhantes. É dessa maneira que um filho pequeno adquire a ética que vai torná-lo um cidadão na sociedade.

        Se o filho não respeita a mãe, que é o laço afetivo mais         forte que se tem na vida, quem dirá o próximo, uma pessoa         qualquer, ele realmente não terá consideração pelos outros         se analisarmos o tratamento com mãe, de fato, é aquele         velho ditado “educação vem de berço”, se não tem com ela,         presume-se que não terá com outras pessoas.

  1. Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os (separadamente) tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.

        A partir da visão da ética social, o casamento não passa         de um contrato formal entre duas pessoas, que, “se não         derem certo”, desfarão a “empresa” e tentarão novamente         com um outro “sócio”, como se o casamento fosse uma S.A.         (Sociedade Anônima). A ética religiosa, mesmo tendo sido         taxada de arcaica, tem se posicionado como voz discordante         das “novas tendências” do mundo         moderno e         tem insistido na         visão de que o casamento é        de origem         divina e, portanto,        deve fundamentar-se sobre os princípios éticos do amor         ágape.                      

        O divórcio, conforme a ética protestante, não é uma         regra, mas uma exceção. O princípio que a ética        protestante defende é o da indissolubilidade do         matrimônio, pois a Bíblia (norma de fé e vida) diz: “o         que Deus uniu, não o separe o Homem”. Porém, como é         inevitável que aconteçam problemas e desentendimentos         entre casais.

  1. Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape (Amor incondicional).

        Essa forma de amor foi magistralmente sintetizada por         Cristo quando, na cruz, perdoou a seus algozes orando a         Deus, dizendo: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que         fazem; ou quando Cristo ensinou uma prática ética na qual         afirma: “se te baterem numa face, oferece também a outra”.         Tudo isso Cristo sintetizou na expressão: “Amai-vos uns aos         outros como eu vos amei”.

  1. Identifique e comente o mandamento que versa sobre a defesa da vida, e tente explicar o que esse mandamento tem a dizer sobre o aborto e a eutanásia.  

5º mandamento: não matarás. Como se sabe, na ética religiosa, a vida é considerada um presente de Deus e ninguém tem o direito de atentar contra a vida de quem quer que seja, especialmente de um ser indefeso dentro de um útero, no caso de aborto. A ética religiosa         resgata o princípio do amor à vida, que é muito superior em termos de valor e respeito ao ser humano.

No caso da eutanásia, de acordo com a ética religiosa, Deus é o doador da vida e só a ele pertence o direito de determinar o seu fim. Por isso, ninguém, nem mesmo um profissional da saúde pode decidir de forma arbitrária e praticar a eutanásia.

  1. Explique e exemplifique os dois modos divergentes (Legalista e Pedagógico) de aplicar-se a ética social cristã.

Legalista: a lei de Deus é vista de forma inflexível, devendo ser cumprida em sua plenitude. Caso a pessoa não a cumpra, o infrator só é redimido do erro mediante punição e penitência. É prática coercitiva e baseada no medo.

Pedagógica: a lei de Deus é um método educativo que visa orientar a conduta humana dentro de princípios, movidos pelo amor e pelo desejo de proteger o indivíduo dos perigos morais. Pressupõe livre aceitação dos princípios cristãos, sem coerção.

  1. Escolha  dois temas práticos de Ética que são abordados na apostila      (Pena de Morte, Aborto, Drogas, Eutanásia, etc.), posicione-se frente a eles e elabore algumas questões desafiadoras que estes temas podem provocar.

Sou contra a pena de morte, porque não deve-se confiar na lei do homem para julgar quem deve morrer, por haver muitas injustiças nesses julgamentos.

Qual seria o crime que realmente levaria a morte?

Qual confiança se teria nesse julgadores?

Com relação às drogas, o Brasil ainda tem muito o que melhorar, pois esse problema atinge a família inteira, devendo nossas leis não serem tão brandas.

Deveria existir pena de morte para o traficante no Brasil, tendo em vista que sua abrangência causa prejuízo para maioria das famílias brasileiras?

8. História de Davi com Bate-Seba – 2 Samuel 11 ate 12.25

A. Leiam e apresentem aos colegas a história de Davi, Bate-Seba, Urias e o profeta Natã que encontramos em 2 Samuel 11.1 até 12.25.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com