TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÊS VALENTINA DO REI

Ensaio: TRÊS VALENTINA DO REI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Ensaio  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

“OS TRÊS VALENTES DO REI”

II Samuel 23:13-17

13. Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim. (Vale dos gigantes).

14. Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.

15. E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!

16. Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.

17. E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.

 INTRODUÇÃO

Sempre quando tenho que levar uma mensagem para as ovelhas a mim confiadas, fico preocupado. Mas esta preocupação é em ser fiel naquilo que o Senhor falar, pois tenho uma grande reverência em ser aquele que ministrará a palavra. E a bem da verdade, eu começo uma luta espiritual para ter a total convicção daquilo que o Senhor irá me dar para alimentar as ovelhas.

Assim foi com esta mensagem, como sempre tem sido, e acredite meu amado leitor, sempre que ministro a palavra, tenho um “friozinho” na barriga, e isso na igreja que pastoreio. Então pedi a Jeová que me livrasse desse “friozinho”, mas Ele disse que não, pois isso é o que sempre me lembraria da responsabilidade de pregar. E o dia que esse “friozinho” parasse, eu não mais seria o mesmo, pois esta situação representa para mim a dependência de D’us de se ministrar uma mensagem que não é minha, mas é do Senhor. Por isso eu não concordo em pregadores que estipulam preços para ministrarem uma coisa que ganharam de graça, e ainda assim não os pertence.

Quero que esta mensagem os ajude a crescer na presença do Senhor, e assim serem abençoados, por isso creia que a palavra de D’us é a verdade que liberta e prospera em todas as áreas de nossas vidas.

Quero nesta mensagem falar de três homens que são indispensáveis em nossas vidas, e que devem estar dentro de cada cristão. Os três valentes que precisamos ter para que nas horas em que a sede de beber da água pura de Beit-Lechem, ou Belém, que significa “casa do pão”, chegar, possamos saciá-la. Então abra o seu coração e deixe a água pura do trono de D’us matar sua sede, pois essa palavra irá mudar a sua vida e suas atitudes.

 QUEM ERA O REI DAVI?

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como a quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em D'us. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima.

No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs.

É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

Maior monarca na história judaica, líder justo e inteiramente devotado a seu povo, David foi, acima de tudo, um homem da mais profunda fé, responsável por abrir as portas do arrependimento para todas as gerações futuras.

Um dos "Sete pastores" do povo judeu, o rei David alcançou o ápice da grandeza espiritual e o Zohar o equipara aos três Patriarcas por ter sido, como eles, um homem que dedicou sua vida a servir a D'us.

Guerreiro poderoso e invencível, David consolidou as 12 tribos de Israel em uma única nação, forte e unida. Derrotou seus inimigos, transformando-a em uma terra segura e próspera, que legou de herança a seu filho, o rei Salomão. David deixou a todos os judeus e a toda a humanidade, um legado de fé e coragem, bem como a dinastia real de Israel da qual viria o Mashiach, escreveu mais da metade do sefer Tehilim, Livro dos Salmos.

Este tão valoroso homem de Deus foi terrivelmente perseguido pelo primeiro rei de Israel chamado Saul, por cerca de dez anos, tendo que fugir para não morrer, embora se quisesse poderia ter matado a Saul. E já não mais suportando tal perseguição, Davi foge para uma cadeia de cavernas (leia a mensagem SAINDO DA CAVERNA) e se refugia na caverna de Adulão que significa “justiça do povo”. Sempre vejo que o meu D’us parece brincar com as palavras, pois é bem verdade que muitas vezes queremos nos esconder em uma caverna, pois muitos são os problemas e lutas, assim nossos intelectos buscam um lugar que se faça a JUSTIÇA DO POVO.

Davi chega naquele lugar todo desanimado, cansado, cabisbaixo e desmotivado a continuar, mas no fundo de seu coração ele sabia que uma unção lhe foi dado pelo profeta Samuel. Ali fica “o amado de D’us”, e ao passar dos dias, começa a chegar muitas pessoas, e segundo a bíblia cerca de 400 homens, fora mulheres crianças e idosos, que se formos contabilizar, seria aproximadamente cerca de 1.500 pessoas, era muita gente, mas o pior que era um monte de gente falida, desgostosos, endividados, entristecidos, buscando em um homem cansado, a esperança de uma vida melhor, dentro da caverna de Adulão.

Davi não desapontou a D’us, fugindo de uma unção que outrora tinha recebido a unção de ser rei de um povo, e a bíblia diz que Davi se fez chefe daquele povo. Acho isso lindo, pois hoje muitos querem ser pastores somente em grandes igrejas, pastores de uma multidão de empresários, mas Davi não “fugiu da raia”, aceitou ser pastor de um monte de desgostosos e endividados.

Davi então levanta a moral daquele povo. Davi dá amor a eles e os trata com respeito, e dali surge um povo fiel e corajoso, e dali se levantaram os valentes de Davi, mais precisamente desses valentes trinta homens se destacaram, e dentre esses trinta, três mereceram destaque maior. Foram eles JOSEBE BASSEBETE, ELEAZAR e SAMÁ.

O POÇO DE BELÉM

Davi era filho de Jessé, e natural de Beit Lechem, ou Belém, e também lemos que Davi foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com