TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Funeraria

Monografias: Tcc Funeraria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade anhembi morumbi

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Recursos Humanos

CURSO SUPERIOR Graduação Executiva

ON-LINE

TÍTULO

São Paulo

2013

NOME DOS ALUNOS

TÍTULO

Trabalho apresentado como exigênciada disciplina de Projeto Interdisciplinar Curso Superior de Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação

São Paulo

2013

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Objetivo geral 4

1.2 Objetivos específicos 4

1.3 Metodologia de Pesquisa 4

2 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE 5

2.1 Cenário político-econômico 5

2.2 Cenário legislativo 5

2.3 Cenário tecnológico 5

2.4 Cenário natural 5

2.5 Cenário sociocultural 5

3 ANÁLISE DO SETOR 6

4 PROPOSTA PRELIMINAR DO NEGÓCIO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1INTRODUÇÃO

Muitos entendem que o ramo do serviço funerário, não passa de um comercio que resume a venda de um caixão (ataúde), esta completamente equivocado.

A funerária é antes demais nada uma prestadora de serviços, com objetivo de dar todo o atendimento e apoio para que as famílias tão necessitadas nessa hora tão triste, a funerária é o canal de ligação entre a família e o cemitério.

Houve um período na história das funerárias que um empreendimento funerário fazia o trabalho completo, processando desde o contato com a família até a entrega do corpo aos cemitérios, além de também oferecer serviços auxiliares como o fornecimento de aparelhos de ozona, fornecimento de urnas e providências administrativas junto aos Cartórios de Registro Civil e o espaço no cemitério. Hoje o processo está mais descentralizado, dividindo-se em três atividades distintas mas interdependentes, que são realizadas por empresas diferentes, embora, ainda hoje, algumas funerárias ofereçam todos os serviços, veja abaixo:

• Funerária - responsável pela venda de urna funerária e do traslado hospital ou Instituto Medico Legal (IML)-clínica-cemitério.

• Clínicas médicas especializadas - responsáveis pelo tratamento do corpo, embalsamento, formalização e ornamentação do corpo (vestir e maquiar o corpo, cobrir com flores). Quando instaladas dentro das funerárias, são chamadas de Sala de Preparação.

• Administração do cemitério - Responsável pela venda da cova, espaço para velório e enterro do caixão.

Dessa forma, o comércio e traslado de urnas fúnebres passaram a ser as atividades principais de uma funerária. Entretanto, o empreendedor pode agregar valor ao seu serviço para aumentar a comodidade dos clientes, sem que haja a descaracterização da atividade principal. Um exemplo é o serviço de ornamentação diferenciada.

Atualmente no Brasil, segundo informações constantes no site da Funexpo2011 o setor funerário cresceu em média 30% nos últimos 5 anos. Isso não quer dizer que passou a morrer mais gente nesse período e sim, que o montante de investimentos que o setor injetou nele mesmo foi maior, com renovação de frota, ampliação e melhorias em instalações, melhoria da qualidade e variedade dos produtos ofertados.

Na vida, o único fato, futuro e certo, é a morte. Apesar de vivermos em um mundo de inúmeras inovações tecnológicas, inacreditáveis e surpreendentes, ainda não foi inventada (e provavelmente jamais será) uma fórmula científica para a vida eterna. Pensando nisso, e pensando também em não eternizar o sofrimento dos familiares sobreviventes daquelas pessoas que falecem, é que pensamos em inovar o conceito de serviço funerário. Com o intuito de amenizar a dor e transformar aquilo que, normalmente, é uma despedida dolorosa, em algo passageiro, bem como trazer o conforto da certeza de se ter feito melhor possível, é que entramos nesse mercado delicado, porém ainda em muito a ser explorado.

Objetivo geral

Oferecer um serviço diferenciado, a funerária Crevra C..., inovando no ramo de cerimônias fúnebres, apresenta seu novo serviço: uma cerimonia diferenciada e enterro, multicultural, conforme a sua cultura e costumes. A Funerária C.... propõe, o aluguel de um caixão robusto, totalmente revestido internamente, higiênico e com um custo mais acessível a todas as classes sociais. Seu ente querido terá uma cerimônia tradicional conforme seus costumes e tradições, de despedida com seus familiares e amigos presente, conforme for a opção da família ou do ente, respeitando a sua vontade postumamente.

1.2 Objetivos específicos

1.3 Metodologia de Pesquisa

2ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE

2.1 Cenário político-econômico

Um grande número de órgãos públicos está envolvido com o comércio e serviços funerários. O Ministério da Saúde, Secretarias/Departamentos Estaduais de Saúde, Unidades de Saneamento Básico, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, administrações/prefeituras, ANVISA, Inmetro, Denatran, Defesa Civil, Órgãos de Defesa do Meio Ambiente, etc.

2.2 Cenário legislativo

O segmento de FUNERÁRIA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com