TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Descrição de alguns objetos sagrados e do espaço visitado - 
    descrição semiótica dentro contexto religioso do mundo do sagrado.

                A igreja é considerado um lugar sagrado, ou seja, tudo o que não é profano. A capela da puc-sp é dedicada à Santa Teresa que foi uma carmelita. Com quase 100 anos, ela é hoje o coração imaculado de Maria.        
                A pintura do teto da igreja é feito no gesso e depois colocado nos azulejos. Nas paredes laterais, está a vida de Sta. Teresa de Ávila e no teto estão os santos de devoção das carmelitas. A capela pertencia ao convento então no seu altar principal tinha a escultura da santa ao centro, ao lado São João da Cruz e Santa Teresinha do menino Jesus. Nos altares laterais tinham São José, de um lado, e Nossa Senhora do Carmo, do outro.        
                Porém houve a tranferência das madres de Perdizes para o Jabaquara, hoje, no altar principal está Maria (Deus, aquele que nos ensina algo); na direita está Santa Teresinha do menino Jesus e São Tomas de Aquino, patrono dos universitários na esquerda.         
                Como exemplo de objetos sagrados, há o altar, uma mesa retangular, onde o padre simboliza o sacríficio; o cálice:onde é colocado o vinho e na celebração torna-se o sangue de Jesus; a âmbula: onde são guardadas as óstias; o Turíbulo
: onde o incenso é queimado;  o Incenso: Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações a Deus; e o Ostensório: geralmente usado em procissões onde o Santíssimo é exposto ao povo e a óstia fica dentro dele.

2.     Qual é o centro - eixo do mundo - de uma igreja católica? E desta 
          Capela em particular?


                     O centro de uma igreja católica se encontra no altar, onde antigamente era  preciso haver um sacrifício de um cordeiro em cima. Hoje, é a simbolização desse sacrifício.  
                O centro da Capela da Puc também está no altar, porém, nele encontra-se uma pedra, e em seu centro há pedaços dos ossos de São Castor e São Severino, fato que poucas pessoas sabem sobre a Igreja Católica.

  1.   O que mais o/a impressionou nesta visita? Dê razões pessoais.

                       Eu, como sou católica, já havia entrado na Capela anteriormente. Frequentei as missas que acontecem ao meio dia. Porém, fiquei surpresa com o fato do altar ser de tamanha importância e possuir aquela pedra. Gostei também, de entrar nas partes do fundo da Igreja.
                     Essa Capela tem grande importância na minha vida, pois, no fim do semestre passado passei por algumas dificuldades pelo fato de ter me mudado de cidade, morando longe dos meus pais e amigos e vivendo em um ambiente no qual eu não me sentia bem.            
                     Então foi aqui que encontrei a saída dos meus problemas, encontrei conforto quando o que eu mais queria era desistir. Acredito que algumas situações da vida nao são possíveis do homem, por sí só, resolver, se faz necessário acreditar em um plano superior, em algo que quando não vemos mais saída, existe algo para nos amparar. Portanto, sou muito grata pelo acolhimento desta Capela e pela paz que encontro quando entro nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com