TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

UM EXEMPLO DE IGREJA (1 TS.1. 1 - 9)

  1. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
  2. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
  3. Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
  4. Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
  5. E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
  6. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.
  7. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
  8. Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,

Irmãos, ao lermos essa passagem da Palavra de Deus, nos deparamos com um exemplo vibrante de igreja. quando falo de Igreja falo do corpo de Cristo, falo dos crente. O exemplo vibrante são os irmãos da Igreja de Tessalonica. E não o templo.

Falou isso porque uma certa vez na lá na Pedreira. Ouvi sem querer um conversa, sabe aquela conversa que você  ouve sem querer pois é , duas irmãs falando sobre o exemplo de uma igreja lá na pedreira. A irmã dizia: essa igreja é um exemplo o Pastor não tem pena de gastar na construção, tem até elevador.  O exemplo pra essa irmã é a beleza do templo e não a beleza espiritual dos membros. Na verdade Igreja ficou bonita. ela é verde, em cima foi construído uma espécie de cuia amarela. Na verdade a cuia amarela é pra lembra Israel, e dizer que a Igreja é o novo Israel de Deus. Agora, só esqueceram de avisar que a cuia amarela de Israel na verdade é uma mesquita islâmica. É a mesquita de Omar. Eu to morrendo de vontade pra ir lá, pra saber se lá tem cadeiras ou tem tapetes no chão em direção a Meca.

 O Apóstolo Paulo escreve está carta a igreja de Tessalônica para exortá-los, para encorajá-los a continuarem o crescimento na graça e no conhecimento de Cristo.  

Nessa noite, vejamos os exemplos que esta igreja nos oferece. a fim de servimos o Senhor da melhor forma.

1. ELES ERAM COOPERADORES DE DEUS V.3

“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé...”

Paulo diz que estes irmãos eram operosos na fé, eles tinham uma fé operante. A fé deles andava e mãos dadas com as obras. Eles trabalhavam para o crescimento do reino de Deus. Eles eram verdadeiramente os cooperadores de Deus. Irmãos, Deus é gracioso, Deus é maravilhoso, somos um povo privilegiado!  . A Bíblia diz que somos cooperadores de Deus. 1 Co 3.9 diz: “Porque de Deus somos cooperadores...”  Cooperação sig.: colaboração, ajuda, auxílio, assistência.

Ai eu fico pensando. Quem somos para colaborar, ajuda, auxiliar, aquele que não precisa de ajuda, auxilio, colaboração pelo simples fato dele ser soberano, todo poderoso? É aqui que reside a doce e afetuosa graça de Deus! Deus não precisa de nós, mais ele  conta conosco. Isto significa que Deus nos tem como instrumentos úteis. Eu e você somos úteis para Deus. E ainda tem meia dúzia crentes que não entende a grandeza de ser um cooperador de Deus, não entende que aquele que coopera, participa dos lucros do reino. Aquele que coopera é abençoado.  Esses irmãos sabiam muito bem disso, eles eram cooperadores de Deus.

 Isso  nos leva há uma reflexão.  Qual tem sido a nossa cooperação? Qual tem sido sua cooperação para o reino de Deus. É certo que muitos de encontramos uma zona de conforto. Nós no domingo vamos à igreja, ofertamos e achamos que isso é tudo. Assim é mais confortável. Nós nos embutimos em uma latinha chamada instituição igreja. E esquecemos que a vida da igreja deve ser vivida tanto dentro dela, como também fora dela. É preciso sair pra evangelizar, é preciso testemunhar lá fora. Impacta a sociedade com o evangelho.  

É hora de sair dessa zona de conforto para se verdadeiro cooperador de Deus.

2. ELES ERAM COOPERADORES QUE TRABALHAVAM COM AMOR A CRISTO. V. 3

“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor ...”

Paulo usa a palavra kopos no grego que sig. Trabalho diário,  sacrificante, para qualificar a conduta desses irmãos em relação ao trabalho que exerciam no reino de Deus. O tradutor da Bíblia usou a palavra Abnegação. Por que toda obra feita com amor exigi renuncia.  Abnegação que dizer que eles sacrificavam seus próprios interesses, em proveito de uma pessoa, ( Cristo Jesus)  causa. ( O Reino de Deus).

Esses irmãos trabalhavam por que amavam a Cristo.  

Uma coisa precisa ficar clara, nós não trabalhamos pura e simplesmente para uma Igreja (Instituição) ou para um Pastor. O Pastor é pago para isso. Se alguém pensa assim está completamente enganado, isto é pensamento de que não discerne as coisas espirituais.    Nós trabalhamos para o reino de Deus, para o Próprio Deus. E o nosso trabalho pro senhor não é em vão.

 

3.  ELES TINHAM UMA FIRME ESPERANÇA.. V.3

 

“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.”

  Esperança: é o ato de esperar. Ai eu pergunto. Qual é a sua esperança?  O salmista no salmo 40 diz: que esperava pelo Senhor. Ele esperava que o senhor o livrasse de suas angústias, dos seus inimigos, e que o Senhor lhe abençoasse. Agora esse ato de espera do crente não é um ato passível, um ato acomodação. Ele não fica deitado esperando as coisas acontecerem.  O ato de espera do crente é um ato ativo, de ação. O crente trabalha, vai a lutar , mas espera pelo Senhor.  Quando esperamos pelo Senhor estamos agindo, exercitando nossa fé, precisamos esperar o tempo de Deus para nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com