TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Teologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 13

“O verdadeiro crente espiritual procura agradar a Deus. Tudo aquilo que era praticado naturalmente, sem peso na consciência ou nenhum sentimento de culpa, é abandonado. E agora uma nova forma de ser é gerada pelo Espírito Santo”.

• Segundo as correntes “religiosas espiritualistas” 98% delas apresentam definições sobre espiritualidade divergente do conceito cristão protestante de base reformada.

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS SOBRE ESPIRITUALIDADE

1 – Conceito: Espiritualidade é a condição e a natureza de espiritual. Este adjetivo (espiritual) refere-se àquilo que pertence ou que é relativo ao espírito. A noção de espírito, por sua vez, está relacionada com uma entidade não corpórea, à alma racional, à virtude que incentiva o corpo para obrar ou ao dom sobrenatural que Deus concede a certas criaturas.

Exemplos: Alguém diz “A espiritualidade é algo muito importante na minha vida”, “Mas devemos relembrar que não podemos viver só a pensar nas necessidades físicas e materiais”, “Nunca tinha conhecido ninguém com uma espiritualidade tão rica como a Madre Teresa de Calcutá”.

2 – Conceito: O verdadeiro conceito de Espiritualidade, confundindo-o com religião. Segundo Brian L. Seaward, não deveria haver essa duvida, visto que espiritualidade é algo inclusivo, enquanto que as religiões tendem a ser exclusivas e baseadas na fé. Aliado a esta percepção errônea, pode-se afirmar que existe ainda um receio de abordar o tema com mais amplitude, como se ele fosse incompatível com o mundo do trabalho, onde o objetivo maior é ter produtividade e resultados.

3 – Conceito: Segundo a espiritualista Maria Eugenia LLoris Aguado; Participar e viver a espiritualidade dentro da cultura impregnada de valores católicos, são todas as relações que mantemos com o universo, natureza, sociedade, colegas e amigos e com toda a realidade que nos rodeia: o ar que respiramos, os alimentos que comemos, a água ou as roupas que colocamos. Tudo isso nos dá vida. Tudo isso somos nós. Somos seres vivos com sentimentos (de compaixão, de solidariedade, com sonhos e projetos) que vive uma rede de relações para fora e para além de si mesmo.

4 – Conceito: A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

Segundo diversas religiões e confissões religiosas, a espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada doutrina religiosa comporta uma dimensão específica a esta descrição geral; mas, no aspecto religioso, pode-se traduzir a espiritualidade como "uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração".

5 – Conceito: A espiritualidade tem sido apontada como uma importante dimensão da qualidade de vida e sua associação e instrumentos de avaliação. Nas bases de dados das revistas científicas PsycINFO e PubMed/Medline entre 1979 e 2005.

A qualidade de vida é um conceito recente, que engloba e transcende o conceito de saúde, sendo composto de vários domínios ou dimensões: física, psicológica, ambiental, entre outras.

6 – Conceito: Os conceitos religiosos/espirituais não são consensuais. O Dicionário Oxford (Simpson e Weiner, 1989) define espírito como a parte imaterial, intelectual ou moral do homem. O termo espiritualidade envolve questões quanto ao significado da vida e à razão de viver, não limitado a tipos de crenças ou práticas. A religião é a “crença na existência de um poder sobrenatural, criador e controlador do Universo, que deu ao homem uma natureza espiritual que continua a existir depois da morte de seu corpo”. Religiosidade é a extensão na qual um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião.

7 – Conceito: Espiritualidade e religião se complementam, mas não se confundem. A espiritualidade existe desde que o ser humano irrompeu na natureza, há mais de 200 mil anos. As religiões são recentes, não ultrapassam 8 mil anos de existência. A religião é a institucionalização da espiritualidade, assim como a família é do amor. Há relações amorosas sem constituir família. Do mesmo modo, há quem cultive sua espiritualidade sem se identificar com uma religião. Há inclusive espiritualidade institucionalizada sem ser religião, como é o caso do budismo, uma filosofia de vida.

8 – Conceito: A espiritualidade se refere a uma questão de natureza pessoal para a compreensão de respostas a questões fundamentais da vida, sobre significado, o qual pode (ou não) levar ou resultar do desenvolvimento de rituais religiosos (Moreira-Almeida, Lotufo Neto, & Koenig, 2006). Para Hill e Pargament (2003), a espiritualidade está ligada a aspectos subjetivos da experiência de busca pelo sagrado, processo através do qual as pessoas procuram descobrir e, em alguns casos, transformar aquilo que há de sagrado em suas vidas. Segundo Unruh, Versnel e Kerr (2002), duas noções importantes merecem ser destacadas na definição de espiritualidade: 1) transcendência: ligada a uma experiência fora do campo existencial do dia a dia; 2) conexidade: ligação com as pessoas, com a natureza e com o cosmos, seja ela de caráter intrapessoal, interpessoal ou transpessoal.

9 – Conceito: Quando se diz sobre caminhos espirituais geralmente se faz referência a um grupo, estilo, práticas de meditação e ritualísticas, valores e crenças. Temos hoje em dia vários grupos consolidados que seguem uma linha de exercícios e algum tipo de ensinamento filosófico. A questão que fica é o que estamos realmente querendo alcançar. Porque as práticas religiosas, meditações, exercícios de uma forma geral, são ações limitados no tempo-espaço e naturalmente o resultado que obteremos também será limitado.

10 – Conceito: O uso da palavra “espiritualidade” para qualificar felicidade, por exemplo, é uma redundância e isso algumas vezes traz um entendimento errado sobre a busca espiritual. Parece que estamos buscando por algum tipo de experiência que não existe nesse mundo, a “espiritualidade plena”, algum tipo de estado diferente de consciência. Quando se usa esse termo, Dessa maneira a busca espiritual não tem como objetivo ser mais uma experiência no mundo e sim a verdade por de trás de todas as experiências.

11 – Conceito: Entende-se por “espiritualidade” para alguns como um conjunto de crenças, valores, estilo de vida e práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com