TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Pratica

Casos: Teologia Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

CRESCER COMO A PALMEIRA

Qui, 10 de Abril de 2008 21:00 Pr. Rodolpho Gorski

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Salmo 92:12.

Há pelo menos três coisas importantes que acontecem quando uma palmeira está crescendo. É interessante fazer uma rápida análise desses pontos, comparando-os com o crescimento que deve também existir na vida do justo, ou seja, do cristão. Vejamos:

Primeiro: A palmeira só cresce se estiver viva. Para estar viva, precisa ter suas raízes profundamente estabelecidas no solo para dali extrair a seiva preciosa para a sua vida. Assim, para estar vivo, o cristão precisa ter suas raízes estabelecidas em Cristo Jesus. É em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, que deverá aprofundar suas raízes de conhecimento. Assim, será bem alimentado e nutrido para crescer forte e sadio na vida espiritual.

Segundo: Toda a palmeira viva cresce e floresce. As flores são as coisas mais belas e atraentes da natureza. O perfume e as cores das flores têm por objetivo atrair a atenção dos insetos que, à procura de alimento, acabam por operar o maravilhoso trabalho da polinização, tornando as plantas produtivas. O cristão que cresce tem que florescer. Ele é o perfume e a beleza de Cristo expostos diante do mundo. Ele tem que ser uma atração positiva e produtiva na sociedade em que vive.

Terceiro: A palmeira viva dá frutos. Toda pessoa que foi salva pela graça de Cristo e que foi transformada por Seu amor, deixa de produzir os frutos da carne – "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, invejas", etc... Então, passa a produzir o fruto do Espírito, que é o " amor, gozo, paz, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio". Gál. 5:19-22.

Esses bons frutos são produzidos por aqueles que têm suas raízes firmemente estabelecidas em Cristo Jesus. São os que buscam o seu alimento diário das palavras sagradas da Bíblia. Estes crescerão fortes e sadios em sua vida espiritual e produzirão frutos.

Ter crescimento financeiro, intelectual e patrimonial pode ser muito bom; mas quando um dia se fizer a nós a pergunta: "E o que tens preparado para quem será?" Que responderemos? Bom mesmo é crescer, florescer e dar frutos com Jesus através do Espírito Santo.

Uma Palavra Amiga

" O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano" Sl 92:18

O versículo fala da Palmeira e do Líbano, que lições poderíamos aprender com essas duas plantas?

Parte I- A Palmeira

Se adapta bem em qualquer ambiente: zonas rurais, urbanas e interiores. Seu tamanho varia de acordo com seu aproveitamento e condições ambientais. Podem crescer até 10 metros ou mais. Da planta, aproveita-se tudo produzindo: fibras, oléos, ceras, etc. Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira.

Sendo palmeira

A Bíblia, no mesmo Salmo, indica o melhor lugar onde o "cristão palmeira" deve ser plantado:"Os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus". Adubada pela Palavra de Deus, a planta cria raízes firmes e profundas.

Palmeiras se destacam, são visíveis a longas distâncias. Assim é o servo de Deus, é notado pela sua maneira especial de ser, seu amor e testemunho alcançam vidas mesmo que estas estejam em lugares longíguos.

A resistência a ventos e tempestades é uma outra característica da planta. Elas balançam, perdem folhas...mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo.

Em Janeiro de 2005, um tsunami devastou a Indonésia.As imagens que percorreram o mundo mostraram casas sendo destruídas, prédios sucumbindo a força da água, muitos destroços e pessoas sendo arrastadas. Em meio ao terrível cenário, víamos palmeiras intactas e pessoas agarrando-se a elas para sobreviverem.Uma mulher de 23 anos(Melawati ), da província de Aceh, sobreviveu cinco dias agarrada ao tronco de uma palmeira, em alto-mar. Foi resgatada por um barco pesqueiro.

assim é com o justo; sujeito a "ventos fortes e tempestades". Por vezes, saímos tão machucados, mas, a graça de Deus nos sustenta nos dando vida e vigor para amparar os mais fracos.

"Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus" I Cor 1:4.

Da palmeira tudo se aproveita

Gosto de recitar Romanos 8:28 "Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus".

Deus, transforma situações de derrota em vitória. Nada é em vão para o cristão, obediente a Palavra.

Não foi assim com Jesus? Satanás achou que o tinha derrotado com a crucificação. Mas, foi justamente ali que consistiu a maior de todas as vitórias.Foi quando o apóstolo Paulo se sentiu fraco que Deus lhe falou: " Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" II Cor 12:

A "ventania" sopra, arranca folhas, espalha as flores e quando cessa tudo, lá está o servo obediente, tal qual a palmeira: Ilustre vencedor, mais forte, pronto para florescer e renovar as forças.

" O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano" Sl 92:18

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com