TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia da Libertação

Por:   •  4/12/2015  •  Dissertação  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Curso: Teologia / EAD

Polo: Sorocaba

TEO1 - Avaliação Modular Dissertativa 3

Data: 24nov14 a 05dez14

Alexandre Emilio Sucigan - RA 248050

A proposta deste trabalho é responder a seguinte pergunta: Os pressupostos da Teologia da Libertação ainda são válidos e encontram ecos na prática pastoral atual?

Sim, a Teologia da Libertação é uma forma de ajudar a pastoral da Igreja a resolver grandes problemas de ordem social, moral, político e espiritual. No contexto Latino-Americano iniciando-se na década de 1950, onde a pobreza, as injustiças sociais e o desrespeito aos seus habitantes sempre foram grandes problemáticas.  

O filosofo Dr. Battista Mondin tem uma afirmação muito interessante a respeito da Teologia da libertação:
“A teologia da libertação é um
 movimento teológico que quer mostrar aos cristãos que a fé deve ser vivida numa práxis libertadora e que ela pode contribuir para tornar esta práxis mais autenticamente libertadora” (MONDIN, 1980, p. 25).

        Fica claro que a igreja precisa sair das suas “quatro paredes” e atuar de forma influenciadora na sociedade de um modo geral, a ação pastoral nos conflitos sociais, econômicos, culturais e etc., é de fundamental importância. O cristão é chamado para ser sal e luz da terra, devemos entender que é o papel daquele que influencia todos os setores e seguimentos da sociedade no qual está inserido. Tomando base em textos bíblicos como a libertação do povo hebreu pela ação divina através da vida de Moises, nos anos 1980 essa prática influenciadora ficou ainda mais exposta.

        Uma forte crítica a Teologia da Libertação é a sua metodologia, pois sua forma de “pensar” é baseada no marxismo, que oferece soluções para situações de cunho social, que seria a revolução construída pela luta armada.

        Porém, é possível uma adequação a essa metodologia, utilizando o lado “bom” da Teologia da Libertação, sem enveredar para uma luta armada, lutando sim, com as armar da democracia para alcançar a justiça social. O cristão também é chamado àquele que promove a paz, portanto, deve-se encontrar mecanismos e ferramentas que ouçam os gritos dos oprimidos, capazes de reparar as injustiças e com isso amenizar o sofrimento do povo.

        A igreja e o povo podem firmar uma aliança, fazendo assim da ação pastoral uma forte representação popular com força para corrigir os equívocos sociais cometidos ao longo da historia, que perduram até os dias de hoje.
        A igreja tem grandes desafios pela frente, questões como o meio ambiente, como a falta d’água (em algumas regiões do Brasil), são apenas a ponta do
Iceberg. Será preciso estabelecer um posicionamento, com ações concretas de cunho social, político, econômico e ambiental, para atender as necessidades atuais de uma sociedade doente e carente de Deus, o que chamamos de missão integral.

Referências bibliográficas

Conteúdo do módulo: Literatura e Contexto Histórico do Antigo Testamento.

Teologia Latino-Americana - Principais aspectos.

O método teológico Latino Americano.

Temas-chave da Teologia da Libertação nos anos de 1980.

Principais desafios Teológico-Pastorais.

Movimento Evangelical e a Missão Integral.

Bíblia sagrada Versão em Português: Nova Versão Internacional.

Bíblia sagrada de Estudo de Genebra em Português: Revista e Atualizada.

Guia de estudo - disponível no Moodle de Teologia - período 1 da Universidade Metodista de São Paulo - EAD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com