TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO TORNANDO-SE MÃE

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  3.472 Visualizações

Página 1 de 5

I[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Tauá - CE

2014

[pic 10][pic 11]

ANTONIA MARDÊNIA SALES MOREIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

TORNANDO-SE MÃE

[pic 12]

[pic 13]

Projeto de intervenção apresentado ao curso de serviço social da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, referente a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório II

Tauá – CE

2014

1-APRESENTAÇÂO

 O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na cidade de Tauá-Ceará, na Rua Júlio Gonçalves da Silva, Nº956, Bairro Bezerra e Sousa. É uma unidade pública Estatal que oferece serviços de proteção básica na linha de prevenção, que atende famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, com oferta de ações e orientações, proteção, acompanhamento e atendimento sócio assistencial as crianças, adolescentes e suas famílias a fim de garantir sua inclusão nas politicas de desenvolvimento social.

O trabalho com as famílias e a comunidade do território de abrangência do CRAS trata-se de uma abordagem psicossocial e sócio assistencial com ações que visam informar, formar e transformar as suas representações e práticas na referencia dos direitos de cidadania. Para isso é importante conhecer as famílias, identificando suas necessidades e demandas, potencializado sua inclusão na rede de atendimento, encaminhamento e acompanhamento dos usuários.

Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos a sua localização. Cada unidade do CRAS conta com: coordenador, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e estagiários.

Partindo de observações, análises e reflexões realizadas durante o Estágio Acadêmico Supervisionado I e II, pode se constatar a necessidade de um projeto que fosse voltado para as gravidas acompanhadas pela unidade CRAS por ser um publico na sua grande maioria de mulheres carentes e que necessitam de informações e cuidados para a nova etapa que se inicia em suas vidas.

Esse projeto faz-se necessário, pois durante o estagio, em momentos de observação e atendimento realizado junto com a assistente social do CRAS, detectou-se que as gestantes não estavam preparadas para a nova realidade, chegando à conclusão de haver necessidade de ação que venha sensibilizar as gestantes, para uma gravidez planejada.

O CRAS é um espaço privilegiado onde são feita ações de promoção e prevenção e cuidado continuo e sistemático para que os objetivos sejam alcançados são feitas algumas ações e projetos entre eles esta o grupo de gestantes, que trabalha na perspectiva de garantias de direito, pois a gravidez é considerada um momento de crise e que o grupo vem de encontro às necessidades da gestante.

   2- JUSTIFICATIVA:

Este trabalho tem como objetivo de informar e dar protagonismo as gestantes, por meio de ações que viabilizem uma gravidez planejada e desejada e o fortalecimento do vinculo mãe e filho. Assim, tais objetivos serão alcançados com realização de atividades em grupo como: reuniões, palestras e oficinas, que será composto por gestantes acompanhadas pelo CRAS Bezerra e Sousa.

Este projeto anseia mostrar a importância do apoio e da participação efetiva dos profissionais do Serviço Social no impacto da gravidez em mulheres em estado de vulnerabilidade social, assim também a importância de um respaldo e um acompanhamento profissional para as gestantes. Todavia, a gravidez deve ser encarada a partir do valor da vida que nela se faz habitar, sendo de suma importância a atuação das famílias, das pessoas que passam segurança e o apoio necessário para o conforto afetivo dessas mulheres dispondo de muito dialogo, e apoio nos momentos mais delicados, comuns na gravidez, até o nascimento do bebê.

O desenvolvimento integral da criança começa antes mesmo do seu nascimento. O desejo dos pais de a conceberem, as condições físicas, nutricionais e emocionais da gestante e as reações da família e amigos frente à concepção, influenciaram o desenvolvimento do feto e as primeiras relações com o bebê. O período de gestação é uma importante etapa de preparação da família, para assumir os novos papeis que serão socialmente construídos, e adaptar-se às mudanças decorrentes da chegada do novo membro. Também o ambiente precisa ser adaptado para a recepção e o acolhimento da criança.

A segurança e o afeto sentidos nos cuidados dispensados, inclusive pelo acesso social aos serviços públicos, bem como as relações afetivas, contribuirão para a capacidade da gestante de construír novos vínculos, para o sentimento de segurança e confiança em se mesma, em relação ao meio, desenvolvimento da autonomia e da autoestima, a capacidade para tolerar frustações e angustias, dentre outros aspectos.

É essencial mostrar que a capacidade da gestante para desempenhar suas responsabilidades, e funções é fortemente interligada ao seu acesso aos direitos universais de saúde e demais direitos sociais. Assim, uma gestante que conta com toda orientação e assistência para o acompanhamento e desenvolvimento gestacional bem como acesso a serviços de qualidade, também encontrará condições propiciais para bem desempenhar as suas funções afetivas e socializadoras, bem como para compreender e superar possíveis vulnerabilidades.  

O projeto se dará de maneira participativa, vendo cada uma das gestantes como sujeitos sociais autora e protagonista de sua própria história, portanto que sente, pensam, agem, produz, transforma e que participa ativamente da vida em comunidade.

 

3-OBJETIVOS:

3.1-GERAL:

Orientar e informar as gestantes atendidas no CRAS do Bairro Bezerra e Sousa sobre a importância de uma gravidez planejada e desejada sobre os direitos da gestante, a importância do cuidado no período gestacional e puerperal sempre procurando fortalecer o vinculo mãe e filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com