TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cartas Paulinas

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSITÀ LATERANENSE

FACULDADE CLARETIANA DE TEOLOGIA

STUDIUM THEOLOGICUM

ELINAEL OLIVEIRA DE ARAÚJO

TRABALHO DE BATISMO E CRISMA

CELEBRAR E VIVER

CURITIBA

2019

ELINAEL OLIVEIRA DE ARAÚJO

TRABALHO DE BATISMO E CRISMA

CELEBRAR E VIVER

Trabalho apresentado ao curso de Teologia do Studium Theologicum – Faculdade Claretiano de Teologia da Pontifícia Università Lateranense como requisitos de para obtenção de nota parcial da disciplina Batismo e Crisma, tendo como orientador Prof. Dr. Pe. Valdinei de Jesus Ribeiro.

CURITIBA

2019

Introdução

O objetivo deste trabalho é fazer uma resenha do livro Celebrar e Viver, A Celebração da Igreja, de Dionísio Boróbio.

Neste livro, em linguagem atualizada e simples, o autor sintetiza conteúdos e a doutrina fundamental sobre cada um dos temas centrais da celebração litúrgica e dos sacramentos.

Os temas são apresentados a partir de uma perspectiva antropológica, teológica, celebrativa e pastoral.

O material se ordena segundo uma dinâmica formativa e catequética integral que permite unir e complementar harmonicamente doutrina e vida, acontecimento e sentido, conteúdo e celebração, rito compromisso, experiência de fé e razões de esperança.

Assim se explicam as principais seções de cada uma das catequeses:

1) encontro com a vida.

2) aprofundamento do sentido.

3) aplicação de celebração e à vida.

4) pontos para estudo e revisão.

5) oração e meditação.

Como um meio que ajuda a compreender, celebrar e aplicar a celebração a vida concreta, o material oferecido interessa a professores e formadores, a sacerdotes na sua tarefa pastoral, a catequistas, a educadores da fé e a todo fiel cristão que queira aprofundar o mistério da celebração litúrgica e sacramental.

O Sacramento do Batismo

Ao longo do século XX, a Igreja, impulsionada pelos grandes movimentos que ajudaram a redesenhar seu perfil e sua missão no mundo, teve a oportunidade de aprofundar de forma intensa sua identidade e suas práticas, destacando-se a conquista de uma visão mais rica e orgânica dos sacramentos do batismo e da confirmação. Esses, enriquecidos pela pesquisa histórica, bíblica, patrística, pelas descobertas proporcionadas pelo movimento litúrgico, pelos contatos no campo das missões ad gentes e no âmbito ecumênico, puderam beber nas puras origens cristãs, retornando às incontaminadas fontes da tradição eclesial.

No presente livro, o autor, tendo por objeto de estudo o batismo e a confirmação, propõe-se dar conta das atuais conquistas doutrinais e da nova problemática pastoral que interessa de perto à Igreja de nossos tempos. Assim, os dois sacramentos são vistos não de modo separado, mas englobados no processo da iniciação cristã, tendo a eucaristia como seu horizonte de referência.

Situando-os no conjunto do mistério da vida da Igreja, o autor, logo de início, se compromete a evitar o secular e terrível perigo de considerar a teologia do sacramento separada de sua celebração litúrgica, livrando-se do risco de transformar liturgia em cerimonialismo e sacramento em ideologia.

Compreendendo a liturgia como expressão autorizada da fé da Igreja, o ponto de partida metodologicamente tomado na obra é o estudo da liturgia, na sua estrutura e na sua manifestação simbólica. O autor, porém, já na apresentação do livro, deixa claro seu propósito de não transformar num manual de liturgia aquilo que deve ser um tratado teológico. Sua intenção é oferecer para reflexão o método mistagógico tão querido dos Padres da Igreja e hoje muito ambicionado por um número crescente de estudiosos das ciências eclesiásticas.

O livro obedece a uma divisão bem clara. Na primeira parte, a iniciação cristã é analisada ao longo de toda a experiência histórica da Igreja, desde os dados do Novo Testamento até os dias atuais. São rapidamente repassadas as grandes correntes doutrinais que caracterizaram as várias fases da história eclesial, no que concerne aos sacramentos do batismo e da confirmação, e como tais doutrinas vão influenciando, paulatinamente, a tomada de posição da Igreja a respeito do processo iniciático na comunidade.

De início, a importante época patrística, com sua prática normativa, oferecendo-nos a primeira organização sacramental. Na grande tradição dos Padres, importa assinalar a dimensão histórico-salvífica do mistério pascal, à qual os sacramentos dão acesso. No período seguinte, percebe-se no Ocidente uma constante dissociação entre os dois sacramentos, o que leva ao adiamento da confirmação agora isolada e celebrada com rito autônomo. O Oriente, porém, permanece fiel à prática unitária herdada da época dos Padres da Igreja.

O passo seguinte apresenta a fase escolástica, com sua sede reducionista, provocada pela excessiva preocupação em estruturar sistematicamente toda a ciência sagrada, com claro empobrecimento da teologia sacramental.

Na Idade Moderna, os dois sacramentos são estudados na Reforma, no Concílio de Trento e da época pós-tridentina até meados do séc. XIX. Esse itinerário é concluído enfocando a iniciação cristã nos tempos recentes, especialmente no Concílio Vaticano II. Assim, o leitor vai sendo preparado, paulatinamente, ao longo de toda a abordagem histórica, para a compreensão mais aprofundada do que em seguida o livro expõe.

Na parte sistemática, abrem-se duas seções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com