TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teologia Do Culto

Artigo: Trabalho Teologia Do Culto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  1.607 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO

TEOLOGIA

DO CULTO

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR – ITQ

ALUNO: Rogério Martins Borges

Teologia do Culto

Igreja do Evangelho Quadrangular

RESUMO

Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. Isaías 1:13

Como e porque cultuamos? A experiência devocional do culto público é uma das mais completas e significativas experiências que um ser humano pode ter. Mas, em muitas igrejas, a realidade é exatamente o oposto: reuniões longas, cansativas, maçantes, desconectadas da sua realidade, constrangedoras e incitadoras do medo e da ansiedade.

Palavra-chave: Culto, Devocional, reuniões,

INTRODUÇÃO

Este artigo está enfocando um tema de extrema importância na vida prática da Igreja que é o culto a Deus. O assunto é pertinente porque hoje mais do que em qualquer outra época o culto a Deus está perdendo as suas características conforme definidas nas Sagradas Escrituras. Há fogo estranho no arraial de Deus. Muitos do povo de Deus, seguindo as orientações de líderes que não conhecem a doutrina cristã, ou se as conhecem estão deliberadamente fugindo do padrão que o Altíssimo definiu para disciplinar o assunto, estão adorando a Deus de uma forma errada, de qualquer jeito e de qualquer maneira, onde o homemocupa o lugar de Senhor e Deus o lugar de servo. Além disso, estão introduzindo muitas práticas estranhas para agradar ao adorador e não ao objeto da adoração que é o Deus Verdadeiro.

A palavra Teologia é uma palavra derivada de duas palavras gregas: Theos – Deus e Logos (logia) – estudo, tratado. Assim sendo, de uma forma simplificada, podemos conceituar Teologia como sendo o estudo acerca de Deus. “Comumente a Teologia se divide em Bíblica, Sistemática, Histórica, e Prática” (STRONG). Este artigo enfoca uma parte da Teologia Prática, que é o estudo das práticas do relacionamento do cristão com Deus; A palavra culto é de origem latina (cultus), e significa, dentre outras coisas, reverência, homenagem que se presta a uma divindade, ofício religioso; Teologia do Culto é, portanto, o estudo da maneira como se deve prestar o culto a Deus de uma forma que Lhe seja agradável.

Talvez estejamos perdendo o foco do culto, de seu propósito e características.

O culto deve ser festivo (celebração) – “Louvem-no com cânticos de alegria e ao som de música” – Salmo 98:4

O culto deve ser solene (cerimonial) – mas não confunda solene com sonolento. O dicionário cita “solene” como “algo que infunde respeito”. O culto pode ser festivo e ainda assim ter momentos solenes. Atos simples como fechar os olhos, curvar a cabeça, ajoelhar-se, curvar-se ou colocar-se de pé reverencialmente são solenidades.O culto deve ser memorial – os elementos do culto devem estimular a lembrança do que Deus fez, devem trazer à memória também o que nós fizemos (de bom, para gratidão ou de mal, para arrependimento e perdão).

O culto deve ser pactual, deve produzir alianças e compromissos. Um culto verdadeiro sempre motivará a tomada de decisões em relação a Deus e ao próximo.

O culto deve ser evangelístico, mas não apenas na pregação. O culto todo deve ser a manifestação compreensível e saborosamente convidativa dos conteúdos do Evangelho: a alegria, a paz, a comunhão, o perdão, a esperança e o serviço devem estar manifestos.

O culto deve ser simbólico - mas com símbolos autênticos, verdadeiros e significativos.

O culto deve ser violento (no seu impacto) – mas, violência aqui não tem relação com brutalidade, mas com energia e poder. Há, pelo menos, três “violentas” manifestações divinas relacionadas a um culto em Atos. No capítulo 2, ouviu-se um som como de um “vento impetuoso”; em Atos 4, durante a oração, “moveu-se o lugar em que estavam reunidos” e Paulo e Silas (na prisão) cantaram

até romperem-se os grilhões que os prendiam. Não por acaso, “poder” em grego é dinamys (de cuja raiz provém a palavra “dinamite”).

O culto deve ser racional – deve ser compreensível, discernível, inteligível. E isso é tão sério, que Paulo alerta para que ninguém tome parte na Ceia do Senhor sem“discernir o Corpo” e para que não haja orações em línguas sem alguém que as discirna também.

O culto deve ser sacrificial – sendo os maiores, os de colocar o interesse do outro acima do meu, a vontade de Deus acima da minha e no fim, como recompensa, descobrir que o sacrifício não trouxe dor, mas alívio.

O culto deve ser sentimental – é cientificamente comprovado que a emoção auxilia a fixação do conhecimento. Aprendemos melhor e de forma mais duradoura quando há emoção associada ao ensino. O escritor americano Raymond Ortlund pergunta: “Como saber se cultuamos de verdade?” e responde: “Se saímos da igreja nos regozijando”.

O culto deve ser espiritual – o espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com