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Trabalho De Teologia

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Por:   •  9/8/2014  •  7.512 Palavras (31 Páginas)  •  1.739 Visualizações

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1.INTRODUÇÃO

Afinal, o que está errado com a teologia da prosperidade?

Apesar de até o presente só ter melhorado a vida dos seus pregadores e fracassado em fazer o mesmo com a vida dos seus seguidores, a teologia da prosperidade continua a influenciar as igrejas evangélicas no Brasil.

Uma das razões pela qual os evangélicos têm dificuldade em perceber o que está errado com a teologia da prosperidade é que ela é diferente das heresias clássicas, aquelas defendidas pelos mórmons e "testemunhas de Jeová" sobre a pessoa de Cristo, por exemplo. A teologia da prosperidade é um tipo diferente de erro teológico. Ela não nega diretamente nenhuma das verdades fundamentais do Cristianismo. A questão é de ênfase. O problema não é o que a teologia da prosperidade diz, e sim o que ela não diz.

•Ela está certa quando diz que Deus tem prazer em abençoar seus filhos com bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que qualquer bênção vinda de Deus é graça e não um direito que nós temos e que podemos reivindicar ou exigir dele.

•Ela acerta quando diz que podemos pedir a Deus bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que Deus tem o direito de negá-las quando achar por bem, sem que isto seja por falta de fé ou fidelidade de nossa parte.

•Ela acerta quando diz que devemos sempre declarar e confessar de maneira positiva que Deus é bom, justo e poderoso para nos dar tudo o que precisamos, mas erra quando deixa de dizer que estas declarações positivas não têm poder algum em si mesmas para fazer com que Deus nos abençoe materialmente.

•Ela acerta quando diz que devemos dar o dízimo e ofertas, mas erra quando deixa de dizer que isto não obriga Deus a pagá-los de volta.

•Ela acerta quando diz que Deus faz milagres e multiplica o azeite da viúva, mas erra quando deixa de dizer que nem sempre Deus está disposto, em sua sabedoria insondável, a fazer milagres para atender nossas necessidades, e que na maioria das vezes ele quer nos abençoar materialmente através do nosso trabalho duro, honesto e constante.

•Ela acerta quando identifica os poderes malignos e demoníacos por detrás da opressão humana, mas erra quando deixa de identificar outros fatores como a corrupção, a desonestidade, a ganância, a mentira e a injustiça, os quais se combatem, não com expulsão de demônios, mas com ações concretas no âmbito social, político e econômico.

•Ela acerta quando diz que Deus costuma recompensar a fidelidade, mas erra quando deixa de dizer que por vezes Deus permite que os fiéis sofram muito aqui neste mundo.

•Ela está certa quando diz que podemos pedir e orar e buscar prosperidade, mas erra quando deixa de dizer que um não de Deus a estas orações não significa que Ele está irado conosco.

•Ela acerta quando cita textos da Bíblia que ensinam que Deus recompensa com bênçãos materiais aqueles que o amam, mas erra quando deixa de mostrar aquelas outras passagens que registram o sofrimento, pobreza, dor, prisão e angústia dos servos fiéis de Deus.

•Ela acerta quando destaca a importância e o poder da fé, mas erra quando deixa de dizer que o critério final para as respostas positivas de oração não é a fé do homem, mas a vontade soberana de Deus.

•Ela acerta quando nos encoraja a buscar uma vida melhor, mas erra quando deixa de dizer que a pobreza não é sinal de infidelidade e nem a riqueza é sinal de aprovação da parte de Deus.

•Ela acerta quando nos encoraja a buscar a Deus, mas erra quando induz os crentes a buscá-lo em primeiro lugar por aquelas coisas que a Bíblia constantemente considera como secundárias passageiras e provisórias, como bens materiais e saúde.

A teologia da prosperidade, à semelhança da teologia da libertação e do movimento de batalha espiritual, identifica um ponto biblicamente correto, abstrai-o do contexto maior das Escrituras e o utiliza como lente para reler toda a revelação, excluindo todas aquelas passagens que não se encaixam. Ao final, o que temos é uma religião tão diferente do Cristianismo bíblico que dificilmente poderia ser considerada como tal

2. SAÚDE E PROSPERIDADE

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

“Toda a escritura é divinamente inspirada. E proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

( II Timóteo 3; 16-17).

A Saúde Plena

A doença mão é um problema com o qual devamos nos preocupar. Se alguém ficar doente essa pessoa sempre terá a cura à sua disposição.

As pessoas adoecem por falta de fé. Se elas crerem, a cura estará à espera delas. Muitas pessoas estão doentes por desconhecer seus direitos como cristãs. Alguns estão doentes simplesmente por que não pedem ajuda.

Em alguns casos, existe o pecado não confessado, e isso bloqueia o poder da cura. Por fim, há quem permaneça doente por deixar de expulsar Satanás.

Há um espírito de miséria que paira sobre as pessoas e então faz um verdadeiro show de expulsão de demônios e de libertação das enfermidades, por eles acusados. Entretanto, de qualquer modo, a causa principal está no cristão ou no diabo; nunca se trata de uma questão da vontade de Deus.

Para os seguidores da Teologia da Prosperidade, os grandes homens de fé da Bíblia, foram capazes de realizar tantas coisas não por causa da providencia de Deus ou por fé, mas sim, porque eles conheciam que lhes pertenciam por direto.

Portanto, a primeira condição para que o cristão tenha saúde, sucesso, uma excelente situação financeira é conhecer aquilo que pertence. A passagem-chave para explicar isso é Gálatas 3.12-14.

A Firmeza da Fé

Segundo a Teologia da Prosperidade, a verdadeira fé não fica apenas esperando para ver se Deus irá responder à oração. Ela exige seus direitos e pressupõe que eles forram respeitados porá causa da força da oração feita.

Portanto a verdadeira fé em três características:

1°)Exige seus direitos;

2°)Exige-os em nome de Jesus;

3°)Nuca duvidar.

O tipo de fé que obtém resultados, não apenas exige seus direitos em nome de Jesus, mas também faz isso de uma forma que nunca demonstrar hesitação ou duvida.

A fé precisa ser totalmente segura

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