TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ética

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Murilo Maxon Teixeira Delfino

Trabalho de Ética

A. O sacrifício humano, dependendo de como e o porquê de sua ação, pode gerar um conflito de pensamentos, ativando em sí um dilema moral. Vendo esta atitude do ponto de vista universalista, podemos dizer que é moral e étcio a partir da concordância de todos os envolvidos, enquanto pela visão utilitarista, caracteriza-se pela necessidade da ação.

B. Ao meu ver, e pelo conteúdo apresentado, opto pela Teoria Ética Kantiana, pois ela apresenta três pontos importantes:

  • O Imperativo Categórico - onde é importante a escolha pessoal formada a partir de um concenso universal;
  • Escolha sem envolvimento emocional - pois os sentimentos e desejos são subjetivos;
  • E o dever por dever - que caracteriza um ato falso-ético, onde o indivíduo faz algo movido por interesses.

Acredito que esses três pontos conseguem abranger muito mais a divisão da moral e da ética, do que a Teoria Utilitarista.

C. A Ética Utilitarista, apresenta pontos realmente interessantes como,fazer toda e qualquer ação de forma igualitária visando maiores benefícios para a maioria dos envolvidos; mas julgar as coisas de forma fria descaracteriza a nossa verdadeira essência como seres humanos: a capacidade de lutar pelas pessoas que amamos. Segundo tal teoria, é ético sacrificar alguém  que amamos, pois deve-se salvar sempre a maioria. O que adianta fazer o que é "certo" e você não concordar com isso? Internamente você não estará sendo ético, mas sim moral, porque muitas pessoas acreditam que salvar a maioria, será a melhor escolha. É melhor salvar uma pessoa de bem ou cinco ladrões? Por esse motivo não concordo com a teoria de Mil, pois a mesma deixa mais pergunta do que respostas.

D. Em síntese, a Teoria Kantiana busca algo que seja sempre aceito universalmente, sem pré-conceitos estabelecidos pelo autor, deixando na mão do indivíduo julgar se realmente sua atitude condiz ou não com uma conduta ética; enquanto a teoria de Mil, estabelece de início a obrigatoriedade de escolher o que seria o melhor, partindo do pressuposto que tudo o qual beneficia a maioria é o certo. Essa teoria torna-se muito superficial, já que favorece o quantitativo e não o qualitativo de uma ação,fazendo-me inclinar para as palavras de kant, que visa analisar todos os fatores que você julgue serem os melhores, desde que todos concordem com a sua sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com