TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Educacionais: História e Cultura Africana e Direitos Humanos

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Questões: Tópicos Educacionais: História e Cultura Africana e Direitos Humanos

TABOÃO DA SERRA-SP

2019

Tópicos Educacionais: História e Cultura Africana e Direitos Humanos – Profa. Fabiana Rubira

Roteiro de estudo para as DNC para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana

1) O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais?

R: Estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do país.

Por que foram criadas e para que servem?

R: Foram criadas com o objetivo de regular o exercício do ensino fundamental e médio, especialmente na área de história, diversidade étnico-racial na educação escolar, onde o alvo principal é a mudança da qualidade social da educação. Serve para fortalecer a identidade e os direitos através de ações educativas de promoção da igualdade étnico-racial.

2) Historicamente, o que traz esse documento sobre a desigualdade entre brancos e negros no que se refere ao acesso e permanência das crianças na escola?

R: A história e cultura dos afro-brasileiros, à diversidade da nação brasileira, ao igual direito à educação de qualidade, isto é, não apenas direito ao estudo, mas também à formação para a cidadania responsável pela construção de uma sociedade justa e democrática.

3) Em que contextos político-social foi criada a Lei 10.639/03-MEC que alterou a LDB?

R: A construção de um plano que estimulasse as redes de ensino a garantir condições concretas para efetivação de uma educação antirracista.

De que maneira ela visa contribuir para diminuir as desigualdades raciais no Brasil?

R: Consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino. A pluralidade cultural afro passou a ser valorizada, enriquecendo os conteúdos que possam ser desenvolvidos nas escolas.

4) O que são políticas de ações afirmativas?

R: Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos.

Por que se fazem necessárias no âmbito da educação das relações étnico-raciais no Brasil?

R: Defender as ações afirmativas é de fato se posicionar contra o mito da democracia racial e a exclusão social existente no Brasil, principalmente no ambiente escolar.

5) Qual a relação entre a criação de políticas de ações afirmativas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

R: Os dois defendem a igualdade, respeito, dignidade, direitos dos cidadãos que “todos os seres humanos nascem livres e iguais”.

6) Qual deve ser o papel da escola, em nível administrativo e pedagógico, na implantação e efetivação da Lei 10.639/03 e, consequentemente na reeducação das relações étnico-raciais?

R: A tarefa não é só dos professores, mas sim de toda a escola, de todas as disciplinas, não apenas como um projeto, em datas comemorativas, mas sim em todo o decorrer do ano letivo, pois é preciso que se recupere o orgulho de ser negro, de se buscar uma pedagogia de auto-estima. Devem os professores, ao tratar a História da África e da presença negra no Brasil, fazer abordagens positivas, claro que não deixando de mostrar todo o sofrimento dos negros, mas principalmente salientando as várias lutas de resistências empreendidas por eles.

Visando reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros, depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para as aprendizagens; em outras palavras, todos os alunos negros e não negros, bem como os seus professores, precisam sentir-se valorizados e apoiados

7) Qual a diferença entre etnia e raça?

R: Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construindo de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias. A palavra etnia é derivado do grego ethnos, que significa “povo que tem os mesmos costumes”.

8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com