TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Africana

Artigo: A Cultura Africana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais no continente africano e há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.

Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.

Os africanos quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo que criou o Universo (Olodumare1 , Olorun, Ifá, etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam de como Deus ou o filho de Deus, uma vez que viveu entre os homens, mas, quando os homens fizeram algo que ofendeu a Deus, o divino retirou-se para os céus.

Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião yoruba da África Ocidental.Religiões tradicionais africanas e línguas[editar | editar código-fonte]

A maioria das Religiões tradicionais africanas têm, na maior parte de sua existência, sido transmitidas oralmente (em vez de escritas).2 Assim, os peritos linguísticos tais como Christopher Ehret3 e Placide Tempels aplicaram seus conhecimentos de línguas para reconstruir a opinião do núcleo original dos seguidores dessas tradições. As quatro famílias linguísticas faladas na África são: Línguas afro-asiáticas, línguas nilo-saarianas, Níger-Congo e Línguas khoisan.

Classificação e estatísticas[editar | editar código-fonte]

Adherents.com lista as "Religiões tradicionais africana e da diáspora" como um "grande grupo religioso", estimando cerca de 10 milhões de adeptos. Eles justificam esta listagem combinada das religiões tradicionais africanas e Diáspora africana, bem como a separação da categoria genérica "indígenas-primitivas" salientando que "As religiões 'indígenas-primitivas' são essencialmente tribais e compostas por povos pré-tecnológicos."

Tradições por cada região da África[editar | editar código-fonte]

Norte da África

Mitologia berbere

Mitologia Egípcia (Pré-cristã)

África Ocidental

Mitologia Akan

Mitologia Ashanti (Gana)

Mitologia Dahomey (Fon)

Odinani do povo Igbo (Nigeria, Camarões)

Mitologia Efik (Nigéria, Camarões)

Mitologia Isoko (Nigéria)

Mitologia Yoruba (Nigéria, Benin)

África Central

Mitologia Bushongo (Congo)

Mitologia Bambuti (Pigmeu) (Congo)

Mitologia Lugbara (Congo)

África Oriental

Mitologia Akamba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com