TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO: Para Uma Formação Integral Do Educando

Ensaios: UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO: Para Uma Formação Integral Do Educando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO: para uma formação integral do educando

Anna Karina Serodio

Resumo: O artigo apresenta uma visão que superação a proposta tradicional do Ensino Religioso por uma nova visão. Por isso, o artigo é dividido em duas partes: 1) Apresentamos a visão tradicional do Ensino Religioso e suas possíveis limitações; 2) Em seguida, propomos uma nova visão de Ensino Religioso que busca a formação integral do educando.

Resumen: El artículo presenta una visión de que la superación de la propuesta tradicional de la educación religiosa de una nueva visión. Por lo tanto, este artículo se divide en dos partes: 1) Se presenta la visión tradicional de la educación religiosa y sus posibles limitaciones, 2) A continuación, se propone una nueva visión de la educación religiosa, que busca la formación integral del estudiante.

Introdução

A LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) nº 9.394 traz o artigo 33 que assegura ao educando um Ensino Religioso que respeite a sua diversidade cultural-religiosa e, com efeito, em seu proselitismo. Assim, cria-se um contexto próprio para construirmos e apresentarmos um novo conceito de Ensino Religioso. O objetivo consiste, portanto, em superar o conceito tradicional de Ensino Religioso que, ao confundir-se com a catequese, propõe uma formação parcial do educando. Desse modo, o artigo esta dividido em dois momentos: a) no primeiro, apresentaremos a história, as características, as práticas pedagógicas e o modelo didático do Ensino Religioso tradicional; b) no segundo momento, mostraremos a superação desse paradigma através de uma nova ideia de Ensino Religioso que contém as dimensões religiosa, ética e política. Veremos que a nova ideia conduz a um novo paradigma didático. E, por último, mostraremos qual é o lugar do Ensino Religioso na LDB.

1 – Do conceito tradicional ao novo conceito de Ensino Religioso: uma mudança de paradigma.

1.2 – O conceito tradicional de Ensino Religioso: um paradigma a superar.

O Ensino Religioso foi, frequentemente, confundido em toda a história da educação brasileira com catequese, ou seja, como doutrina da fé do educando. Apresentamos, assim, um breve panorama histórico do Ensino Religioso no Brasil que, por um lado, ajudará a entender o motivo da confusão sobre a natureza do Ensino Religioso e, por outro lado, ajudará a entender a dificuldade atual de mudarmos de paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com