TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verso para decorar: Amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus

Artigo: Verso para decorar: Amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

ESAÚ E JACÓ

VERSO PARA DECORAR: Amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.” 1ª João 4:7

Você lembra que Deus havia dado uma promessa a Abraão, que este teria uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu e a areia do mar, e que seria pai de numerosas nações (Gn 15:17)?

Sara, esposa de Abraão, era estéril. Você sabe o que é estéril? É alguém que não pode ter filhos. Além do mais, eles já eram muito idosos. Isso fez com que Sara duvidasse da promessa do Senhor.

Visitou o Senhor a Sara, cumprindo a Sua promessa (Gn 21:12) e ela deu à luz um filho, que recebeu o nome de Isaque, pois veio trazer riso aos seus pais. Tinha Abraão a idade de 100 anos.

Isaque cresceu e casou-se com Rebeca, que era estéril como Sara. Isaque orou ao Senhor e Rebeca ficou grávida de gêmeos, dando à luz dois meninos: o primeiro era cabeludo e ruivo e recebeu o nome de Esaú; o segundo chamou-se Jacó e nasceu segurando o calcanhar de seu irmão.

Esaú e Jacó eram muito diferentes um do outro. Esaú era caçador e gostava de estar no campo, enquanto Jacó era tranqüilo e gostava mais de estar em casa. Isaque amava mais a Esaú, enquanto Rebeca amava mais a Jacó.

Segundo a cultura hebraica, o filho mais velho tem o direito da primogenitura, de receber bênção maior que o irmão mais novo. Jacó, apesar de ser o mais novo, queria esse direito. Um dia, Jacó fez um guisado muito apetitoso e quando Esaú chegou do campo, cansado e faminto, pediu-lhe um pouco daquela comida. Jacó aproveitou a oportunidade e disse-lhe que daria a comida se ele vendesse o direito da sua primogenitura. A fome falou mais alto e Esaú aceitou o negócio. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura, perdendo a bênção.

Quando Isaque estava bastante velho, já não enxergava mais, chamou Esaú, seu filho mais velho e pediu-lhe que apanhasse uma caça e lhe fizesse uma comida bem saborosa, pois queria abençoá-lo antes de morrer. Rebeca ouviu a conversa, chamou Jacó, mandou que ele pegasse dois cabritos e fez uma comida muito gostosa. Depois vestiu o filho com a melhor roupa de Esaú, colocou sobre suas mãos e pescoço a pele do cabrito, para que ficasse com cheiro de caça e lhe disse para levar a comida e o pão a Isaque, fingindo ser seu irmão, a fim de receber a bênção. Jacó foi, e como seu pai já estava muito debilitado e cego, não percebeu o engano e abençoou José com a bênção de Esaú. Quando Esaú chegou e descobriu o engano do irmão, odiou a Jacó e prometeu matá-lo (Gn 27). Por causa disso, Jacó teve que ir embora de sua casa.

Vamos pensar um pouco sobre essa história:

O plano de Deus para nós é que todos sejamos abençoados, tenhamos uma vida santa, em intimidade com Ele, que sejamos prósperos e cheios da Sua vida. Para isso, desde que o homem pecou no Jardim do Éden, Deus vem levantando na terra homens obedientes a Ele, que O temem e O amam, para formar um povo santo, destemido e temente a Ele. Levantou a Noé, depois a Abraão e continuou o Seu projeto com Isaque, que gerou Esaú e Jacó. Esaú perdeu a bênção por ter dado mais valor a um prato de comida do que ao que Deus lhe tinha dado por ser o primogênito (filho mais velho).

Muitas vezes agimos como Esaú. Damos mais valor às coisas do mundo do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com