TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Pronto Pois Naotenho Tempo, Traabalho, Estudo E Faço Estagio, Minha Vida é Mtuita Correria O Dia Inteiro, Durmo 5 Horas Por Noite! Deus é Que Sabe Da Minha Vida.

Artigos Científicos: Trabalhos Pronto Pois Naotenho Tempo, Traabalho, Estudo E Faço Estagio, Minha Vida é Mtuita Correria O Dia Inteiro, Durmo 5 Horas Por Noite! Deus é Que Sabe Da Minha Vida.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

PARASITOLOGIA – CASOS CLINICOS

1. Até a década passada, áreas endêmicas de uma protozoose ocorriam em diversas regiões do interior do Brasil (Minas Gerais. Bahia, Goiás, São Paulo), regiões onde as casas eram do tipo “pau-a-pique”, onde eram freqüentes a presença de insetos relativamente grandes, do tipo percevejo, de hábitos noturnos e hematófagos que vivem nas proximidades das habitações humanas. Pessoas eram atacadas à noite por esses insetos e no dia seguinte amanheciam com o olho inchado geralmente de um lado. Após alguns dias, crianças atacadas começaram a sentir mal estar, febre, edema, hepatoesplenomegalia e problemas cardíacos. Todos esses sintomas cederam com o tempo e as pessoas voltaram a levar uma vida normal. Decorridos alguns anos, alguns desses indivíduos apresentaram problemas digestivos ou cardíacos tendo como conseqüência cansaço ao menor esforço e finalmente apresentaram morte súbita. Mais recentemente, algumas pessoas que tiveram transfusão de sangue apresentaram os mesmos sintomas.

2. Infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções são assintomáticas e ocorrem tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar diarréia, acompanhada de dor abdominal. Esse quadro pode ser de natureza crônica, caracterizado por fezes amolecidas, com aspecto gorduroso, fadiga, anorexia, flatulência e distensão abdominal. Anorexia, associada com má absorção, pode ocasionar perda de peso e anemia. Não há invasão intestinal.

3.O paciente SFB, de 25 anos, militar, natural de Pinheiros, no Maranhão, procedente de Boa Vista, Roraima. Chegou à Fortaleza com queixa de febre, calafrios e sudorese foi instituída medicação sintomática e colhido material para avaliação laboratorial. Antes dos resultados dos exames solicitados, a febre se elevou substancialmente, com calafrios, prostração e sonolência, que se repetiam a cada 48 horas.

Para cada um dos casos responda:

a) qual a doença causada

b) qual o agente etiológico e vetor, se houver,

c) profilaxia

d) como o indivíduo contrai a doença

e) justificar o item a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com