TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yoga Sivananda

Ensaios: Yoga Sivananda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 7

As 12 Ásanas Básicas

Swami Sivadasananda

As antigas escrituras de Hátha-Yoga da Índia dão detalhes descritivos sobre os pranayamas e técnicas de meditação, mas oferecem pouca instrução sobre as práticas das ásanas. Parece que as seqüências clássicas de ásanas conhecidas por nós hoje são baseadas da tradição oral. As 12 ásanas básicas ensinadas pelo Swami Sivananda e Swami Vishnu-Devananda combinam com grande maestria um caminho que promove efeitos de grande benefício à saúde e o despertar das energias sutis que levam o praticante a se preparar para a prática do pranayama e meditação.

Os Benefícios do Yoga Sivananda

Essa é como as 12 poses básicas trabalham em conjunto com a respiração consciente e o relaxamento profundo:

1. Estímulo suave do sistema circulatório: Hoje os programas de ginástica enfatizam um "workout" cardíaco equilibrado. As ásanas de yoga incluem este aspecto muito especificamente:

• Poses invertidas e respiração abdominal aumentam retorno do sangue venoso do coração, assim estimulando uma batida de coração mais forte.

• A ação massageadora de pressão específica sobre os órgãos internos que aumentam a circulação do sangue no local, garantindo assim um abastecimento ou suprimento de sangue rica em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo.

2. Yoga para a coluna: kyphosis (curvatura exagerada da parte superior da coluna. Lordose (curvatura exagerada da parte inferior da coluna) e escoliose (um desvio lateral) são três problemas mais comuns encontrados na espinha ou coluna. A seqüência sistemática da ásana melhora estes hábitos de postura e em muitos casos aliviam a dor associada a elas.

3. Equilibrando a extensão e a força muscular: Os exercícios de ioga fortalecem e desenvolvem a flexibilidade, porém o praticante proficiente não exibirá nenhuma tendência extrema como os seus músculos bíceps super desenvolvidos ou hiper-flexibilidade das juntas pélvicas. A razão para isso é que os 12 ásanas desenvolvem de forma equilibrada tanto a flexibilidade como também a força. A razão para isso é que as práticas das 12 ásanas básicos desenvolvem a flexibilidade e a força de maneira igual.

4. Equilíbrio hormonal: As poses invertidas aumentam o suprimento de sangue para o cérebro. Isso melhora o controle neuronal da glândula pituitária (hipófises) cujos hormônios regulam glândulas endócrinas tão importantes como a glândula da tiróide (que está envolvido com o metabolismo da célula) e as glândulas adrenais (equilíbrio emocional). Ásanas específicos funcionam como uma massagem, melhorando as funções de cada glândula.

5. Órgãos internos: Do trato gastrointestinal até o fígado e o pâncreas até a bexiga – a pressão exercida pelos vários ásanas desintoxica esses tecidos e aumenta o suprimento de sangue para eles.

6. Sistema nervoso autonômo: O alongamento e o relaxamento e a primeira parte da seqüência das ásanas, como também as contração e relaxamento na segunda parte encoraja o descansar e reparar das funções parassimpáticas do sistema nervoso. Ao mesmo tempo, consegue prevenir o estimulo em demasia (reação de luta ou fuga) do sistema nervoso simpático.

7. Relaxamento profundo com auto-sugestão: Impulsos transmitidos por nervos motoras e sensórias são reguladas ou registradas em duas áreas adjacentes do cérebro. Na onda do relaxamento que se inicia nos pés e terminam na cabeça, os impulsos vindos da visualização (motora) e sensação de relaxamento (sensória) são praticamente indistinguíveis. Isso não é surpresa, devido à proximidade destas áreas respectivas no cérebro. O pequeno período de relaxamento entre as ásanas é essencial para harmonizar os impulsos motores e sensoriais.

8. Nadis (meridianos): Os textos clássicos de yoga falam em 72, 000 canais sutis de nervos pelo qual passa prana (energia vital) que flui dentro e ao redor (aura) do corpo. Bloqueios prânicos nas junções dos nadis põem levar a uma falta ou excesso de energia em diferentes partes do corpo. As 12 poses básicas exercem pressão nestes pontos de tal forma que equilibram o prana, como se fosse acupressão. Essa é uma das razões porque você se sente rejuvenescida após uma aula de ioga.

9. Hátha- Yoga, a união do sol e da lua: Prana (energia que se move para cima apoiando a respiração) é simbolizada pelo Sol (Há). Apana (movimento descendente da energia que apóia a eliminação) é chamado de Lua (Tha). Na seqüência da ásana essas duas energias vitais se unem no plexo solar, criando uma sensação única de bem-estar.

10. Os efeitos sobre os Chácras: Os sete centros de energia correspondem aos elementos sutis e patamares de consciência. Exercícios avançados de pranayamas, repetição de mantras e meditação sobre os elementos podem despertar a energia cósmica kundalini nos chácras. Quando os plexos dos nervos no corpo físico que correspondem aos chácras do corpo astral são estimulados através da prática dos ásanas, o praticante de ioga poderá se tornar consciente pela primeira vez da existência destes centros energéticos e que elas realmente existem.

Os Benefícios das Ásanas

Sirshásana

1. O aumento do fluxo venoso de volta ao coração que fortalece a batida cardíaca e alivia as veias varicosas; contra-indicação: pressão alta

2. Contra-indicação: danos ao pescoço

3. Fortalece os músculos da região dos ombros.

4. Melhora a função da glândula pituitária (hipófise)

5. Age contra gastroptosis (a deslocação para baixo do estomago)

6. Um aumento de suprimento do sangue ao cérebro ajudando a regular o sistema nervoso autônomo.

7. Trabalhando os músculos dos braços e relaxando as pernas ajuda a melhorar o sentir do equilíbrio.

8. Melhora o fluir da energia prânica a cabeça.

9. A pose invertida canaliza apana para o plexo solar

10. Energiza o Ajna Chacra (terceiro olho)

Sarvangásana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com