TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yoga na Promoção da Saúde na Ótica da Enfermagem

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 5

Yoga na promoção da saúde na ótica da enfermagem

             MACIEL, N.P.*; PINHEIRO, J.P.*; LIRA, M.*;                    PEREIRA,I.V.** 

 INTRODUÇÃO: O Yoga surgiu há 6.500 anos, na índia com as idéias de começar a implementar um sistema de aprendizagem para não se focar em um único conhecimento o que era muito comum naquela época por não haver um sistema educacional em particular,muitas pessoas só aprendiam o que o gurukula(professor ou casa do guia) tinha como objetivo de ensinar ao seu aprendiz dessa forma destorcendo o conhecimento,e hoje em dia as praticas do yoga surgem como um importante complemento terapêutico para diversos distúrbios e doenças. OBJETIVOS: discorrer sobre a importância dos pensamentos é práticas do yoga como função de atividade terapêutica complementar, na promoção da saúde, sob a ótica da enfermagem, é procurar descrever o processo de humanização que deve haver na inter-relação do trabalho entre a enfermagem e o yoga. METODOLOGIA: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com uma abordagem bibliográfica. O estudo de dados foi levantado através de produções cientificas em sites como: Sielo, Bireme e CAPES é através do livro “Cura com yoga e plantas medicinais” RESULTADOS: Podemos perceber que os praticantes do yoga dos mais variados tipos dentre os mais comuns o tantra yoga e o rajã yoga, demonstram com o passar do tempo de pratica um certo desenvolvimento integral nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Que acabam fortalecendo o paciente ou pessoa que prática por apreciar o yoga, o seu estado mental, melhorando patologias de diversos tipos como, por exemplo, uma gripe, é para haver um trabalho humanizado entre os enfermeiros e os yogis (especialistas em yoga) deve-se sempre manter o equilíbrio entre os dois modelos de assistência para que não haja nenhuma interferência pessoal sobre o tipo de tratamento utilizado pela enfermagem ou pelos yogis, desta forma permitindo a harmonia do trabalho entre eles. CONCLUSÃO:  Através deste trabalho, concluímos a importância do yoga como complemento terapêutico na enfermagem, já que além de ser utilizado há muito tempo para concentração, busca interior é equilíbrio emocional, o yoga começou a ser vista como forma de ajudar os pacientes que precisam de um auxílio em momentos delicados de suas vidas, no caso as patologias ou desconfortos fisicos ou mentais. A integração da enfermagem com a yoga está sendo bem vista atualmente, pois os tratamentos alternativos são de alguma forma humanizados, pois os mesmos sempre são aconselhados por parentes ou amigos próximos como forma de acompanhamento do serviço de assistência hospitalar.

  

 

 *Acadêmicos do 2ª período de Enfermagem do CESUPA                                                **Docente do curso de Enfermagem do CESUPA e Orientadora do trabalho.                               Contato com o autor principal: (naykarina9@gmail.com)                                                                                      

1-Introdução: O Yoga surgiu há 6.500 anos, na índia com as idéias de começar a implementar um sistema de aprendizagem para não se focar em um único conhecimento o que era muito comum naquela época por não haver um sistema educacional em particular,muitas pessoas só aprendiam o que o gurukula(professor ou casa do guia) tinha como objetivo de ensinar ao seu aprendiz dessa forma destorcendo o conhecimento,e hoje em dia as praticas do yoga surgem como um importante complemento terapêutico para diversos distúrbios e doenças.

1

2-Objetivos: discorrer sobre a importância dos pensamentos é práticas do yoga como função de atividade terapêutica complementar, na promoção da saúde, sob a ótica da enfermagem, é procurar descrever o processo de humanização que deve haver na inter-relação do trabalho entre a enfermagem e o yoga.


2


        

3-Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com uma abordagem bibliográfica. O estudo de dados foi levantado através de produções cientificas em sites como: Sielo, Bireme e CAPES é através do livro “Cura com yoga e plantas medicinais”                                                                                                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com