TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yoga na educação

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA         SEMESTRE: 2014.1

DOCENTE: HILDA AMITAY

DISCIPLINA: YOGA E EDUCAÇÃO

DATA: 07/04/2014

DISCENTE: VIVIANE CARVALHO DA SILVA

Referência: ARTIGO: CURSO DE MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS. Jornal Tribuna da Bahia. Salvador, 04 de novembro de 2013.

RESUMO DO ARTIGO: CURSO DE MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

O artigo publicado no Jornal Tribuna da Bahia em 04.11.13, afirma que os sentimentos como medo, frustração, insegurança e ansiedade estão cada vez mais presentes no universo infantil e muitas vezes os educadores não sabem como lidar com as crianças e nem como direcioná-las. De acordo com Sri Sri Ravi Shankar, “a verdadeira medida do sucesso é uma criança bem adaptada, saudável e feliz, capaz de lidar com seus sentimentos e os desafios da vida”. O que se percebe segundo a reportagem, é que as crianças que praticam Yoga, técnicas de respiração, aumentam o foco na concentração, reduzem seus medos ansiedades e também o stress. Além disso, é perceptível uma melhora no rendimento escolar, maior criatividade e melhora no nível de relacionamento interpessoal.

O curso divulgado no artigo foi promovido pela Fundação Arte de Viver no período de 07 a 12 de novembro na cidade de Salvador, na Pituba. Informa também que o curso mais requisitado é o Art Excel desenvolvido principalmente para crianças entre 8 e 12 anos de idade, durante o curso são ministradas aulas de yoga e respiração, técnicas de aumento do foco e concentração, exercícios simples de meditação e relaxamento, além de também desenvolver brincadeiras e dinâmicas para promover o relacionamento em grupo e as amizades e habilidade de liderança.

É preciso destacar que o conteúdo das aulas foi desenvolvido para oferecer aos pequenos um aumento do bem estar e, sobretudo, para auxilia-los a lidar com os sentimentos negativos, proporcionando-lhes um desenvolvimento saudável através do uso de ferramentas e técnicas praticas passiveis de serem utilizadas em qualquer momento do cotidiano, em qualquer local e a qualquer hora. A missão do curso identificada no artigo é reforçar os valores como solidariedade, amor, amizade e o sentimento de pertencimento e para alcançar tal objetivo são realizados atividades que envolvem desde jogos e historias até artes.

A Fundação Arte de Viver que promove o curso de meditação e respiração para crianças está presente no Brasil e em mais de 160 países, sendo considerada a maior organização com o maior número de voluntários do mundo. É fundamental destacar que segundo os estudos da Organização Mundial de Saúde e também segundo estudos promovidos na Suécia e na Índia identificou-se que o Yoga ocasionou uma redução nos níveis de cortisol (hormônio do stress), melhora do sistema imunológico, favoreceu o controle da ansiedade e da depressão, além de restabelecer os padrões normais de sono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com