TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral - Filosofia

Por:   •  3/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e moral

O fenômeno religioso pode ser entendido como o resultado das diversas crenças e costumes, numa tentativa de aproximação com um ser superior e está presente nas mais variadas situações de nosso dia a dia: casamentos, filmes, músicas, livros, viagens entre outros. Além disso, a religião influencia nossa maneira de pensar e agir, assim como o julgamento do que é moral e ético.

Cada religião tem suas doutrinas, por mais que não concordamos com algo, devemos sempre respeitar. No cristianismo, todos entendem que receberam o amor de Deus com a finalidade de amar o próximo, e ao mesmo tempo, ter amor-próprio. Com relação às pesquisas médicas, se manifestam como favoráveis a todo e qualquer tipo de evolução no tratamento de doenças. São contra o casamento homossexual, assim como à prática de inseminação artificial, abuso da natureza, aborto, eutanásia e pena de morte.

Em outras religiões, como o budismo, há cinco regras principais: Evitar toda a maldade com relação às criaturas vivas, evitar o roubo, não ser sexualmente promíscuo, falar apenas a verdade e evitar o uso do álcool e drogas. No islamismo, a vida de um seguidor é marcada pelo que é denominado de “Os cinco pilares”; são eles o credo, a oração, caridade, jejum e peregrinação à Meca.

A educação religiosa tem papel fundamental, com ela aprende-se não só a acreditar na existência de um ser superior, mas também a formar a personalidade e caráter de cada pessoa. De nada adianta ter uma religião e não agir com consciência, ou pregar uma coisa e fazer outra. Existe a responsabilidade individual, e também a coletiva; portanto, devemos repensar nossos atos, e lutar para que haja paz e justiça social, garantindo assim, um futuro melhor para toda a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com