TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Compartilhada na Sociedade Atual

Por:   •  22/9/2020  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

ANHEMBI MORUMBI – CAMPUS MOOCA

A Economia Compartilhada na Sociedade Atual

Teoria Geral do Turismo

Ana Carolina Shouga Mendes – RA 21311567

Professor Gilberto Back


A Economia Compartilhada e seus impactos na sociedade.

A economia compartilhada começou uma tendência nos hábitos dos consumidores de dividir o uso ou a compra de serviços e produtos, e atualmente se tornou um consumo colaborativo, um novo modelo de consumo. O desenvolvimento da Internet introduziu uma série de novas ferramentas, permitindo o acesso rápido à informação e serviços em todo mundo que estimula a interatividade entre os usuários do computador e os servidores. As novas Plataformas de Serviço estão conquistando o Mercado, como o Airbnb nos serviços de hospedagem e também o Uber no transporte.

O Airbnb é uma plataforma que possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e proprietários de imóveis, o que facilita o planejamento da viagem sem precisar dos serviços de agências e reduz os custos da viagem, além de proporcionar uma renda extra para os anfitriões. Por outro lado, vê-se que ao ficar em um hostel ou hotel, tem-se a possibilidade de conhecer pessoas, e quando aluga um apartamento inteiro sozinho, acaba passando a viagem inteira sem novos amigos e companhia.

O Uber, a empresa que difundiu esse conceito na mobilidade urbana, permite que motoristas possam utilizar seus próprios carros e realizar deslocamentos para passageiros que solicitam uma viagem pelo aplicativo, trazendo mais conforto e praticidade para passageiros, e também uma renda extra para motoristas e menos carros nas ruas. Apesar de proporcionar bons rendimentos,  não se sabe realmente quem é o motorista (se tem algum problema psicológico, passagem pela polícia, etc.), e por viver numa atmosfera de muita insegurança nas cidades isso acaba influenciando esse tipo de serviço. Além disso, os motoristas são considerados como autônomos, ou seja, não tem direitos a férias, décimo terceiro, entre outros benefícios que somente um trabalho estável proporcionaria.

Com isso, percebe-se que a economia compartilhada tem inúmeras vantagens, porém, suas desvantagens causam reflexões. É preciso inserir o poder publico para regulamentar o uso dessas plataformas, para proporcionar boas experiências aos usuários de forma segura e acessível.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (284.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com