TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, economia e sociedade: um mundo novo e uma nova educação

Artigo: Educação, economia e sociedade: um mundo novo e uma nova educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do capitulo I

Educação, economia e sociedade: um mundo novo e uma nova educação

Nos últimos três séculos mudou radicalmente a face do mundo, a mudança atinge todas as dimensões da vida humana, desde as mais elementares, como sua duração e possibilidade de convivência de bilhões de pessoas, até as mais complexas, como as formas e a velocidade da comunicação e o acesso a bens que transformaram o próprio conceito de bem-estar.

A competição capitalista certamente foi o leito por onde fluiu o rio da tecnologia que estimula o avanço científico e foi por este significativamente acelerado, por sua vez as condições para avanços direitos políticos e sociais e no bem-estar das pessoas.

Não obstante, é inegável que hoje vivemos em um mundo melhor e a educação foi o verdadeiro caldo de cultura para o progresso científico e técnico e para que tudo pudesse ser usado em benefício do avanço na convivência social entre os seres humanos.

A sociedade do conhecimento num mundo global

O fato é que se percebe que o progresso técnico, econômico, social, e politico conduziu a uma realidade em que os desafios a enfrentar são de uma nova natureza, é como se começássemos a viver em uma nova sociedade, nos campos tecnológicos, econômicos e social, estamos começando a viver o mundo da terceira revolução industrial, cujas bases foram lançadas no último quartel do século XX.

No campo politico e da convivência social, por outro lado, vivemos o momento da afirmação da democracia como único sistema sobrevivente das ideias do século XX. Restou-nos a democracia, com sua instituições e seus valores como modelo a ser perseguido, sob várias formas, pelos estados nacionais.

As duas revoluções industriais anteriores, tal como acontece agora, constituíram momentos da história em que a maneira de produzir deu saltos gigantescos, como enorme impacto sobre o consumo, o emprego, o salário e especialmente sobre a produtividade do trabalho.

Baseando em dois eixos principais, ambos historicamente plantados naquele momento histórico, na emergência da informática e no avanço espetacular das comunicações, a terceira Revolução Industrial tem conduzido o mundo a uma escalada tecnológica sem precedentes. Basta considerar a grande mudança que houve na tecnologia de produção industrial a partir da informatização para ver que o salto foi não só gigantesco, mas também qualitativo. Á medida que este processo avançou, a biotecnologia e a engenharia genética se associaram como áreas de intensos avanços científicos e tecnológicos, com profundos impactos também nos processos produtivos.

Uma das características da terceira revolução é que ela trouxe uma mudança radical não apenas na forma de produção e de consumo, mas também na organização politica em escala mundial. O grande salto da comunicação rompeu literalmente as barreiras nacionais dos países, não sendo mais possível mantê-los fechados, a ruptura do bloco socialista, a queda do muro de Berlim e a abertura progressiva da China são consequências diretas, desse salto tecnológicos.

Há dois pontos que não podemos esquecer para formular as políticas econômicas nacionais possíveis no processo de globalização. O primeiro fato é que o capitalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com