TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Turismo

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

CURSO DE GRADUAÇÃO TURISMO P. E SOCIOAMBIENTAL

JOAQUIM, KELLY, JOSEMÍLIA, JULIANO E Mª. THAÍS

HISTÓRIA DO TURISMO

Arraias, TO

2023

Joaquim, Kelly, Josemília, Juliano e Mª. Thaís

História do turismo

Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Geral do Turismo da docente Ana Claudia M. Sampaio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como requisito à obtenção de nota parcial do semestre.

Arraias, TO

2023

História do Turismo

O fenômeno de viajar não é segredo para ninguém, desde que se formaram as sociedades o homem viajou por diversos motivos, tanto para conquista de territórios quanto para fins políticos, econômicos, sociais, culturais etc. Nessas primeiras sociedades os deslocamentos ocorriam devido a necessidade da busca de alimentos, através da coleta de frutos e semente e também a caça. Na Grécia antiga por volta de 800 a. C surgiam os jogos olímpicos que ocorria em Olímpia, e atraía multidões de lugares bastante conhecidos atualmente, como Ucrânia e Espanha. Durante a idade média as viagens ocorriam em sua maioria por motivos religiosos, peregrinação dos mulçumanos a Meca, cristãos a Santiago e também a Jerusalém, o que fizeram com que o veneziano Marco Polo empreendesse em viagens ao Oriente, chegando até a china. Por conta da busca por novas terras Cristóvão Colombo se tornou o descobridor da América e Pedro Álvares Cabral se tornou o descobridor do Brasil ao viajar para as Índias em busca de especiarias.

De fato, ocorreram diversos deslocamentos por diversos motivos, satisfazer a curiosidade humana, explorar novas terras, culturas, caminhos, civilizações.

No século XVIII já se empregava a frase de origem francesa “Faire le grand tour” por toda a Inglaterra, a frase fazia menção aos jovens da época que faziam grandes excursões pelos diferentes países europeus afins de adquirirem conhecimento e implementar a educação, com o passar do tempo esses viajantes começaram a ser chamados de “turista”, depois esse termo foi empregado pela França a quem gostava de viajar por puro prazer, curiosidade ou qualquer outro motivo. Com o passar do tempo outros países foram aderindo ao termo em suas próprias línguas.

Com a Revolução Industrial chegaram a urbanização e as horas de trabalho limitadas, no início da Revolução Industrial, as condições de trabalho eram desumano e praticamente não existia o tempo livre, depois de um tempo houve evolução nas condições de trabalho, e as jornadas passaram a ser menores, existindo um tempo livre que servia para reposição da força do trabalhador para voltar ao trabalho no dia seguinte. A revolução continuou e enfim surgiu as férias trabalhistas que tinha como finalidade a intenção de aumentar a produtividade dos trabalhadores já que teriam tempo para descanso e lazer, e o cartão de crédito que dava oportunidade dessas pessoas viajarem e praticarem o turismo. Atualmente existe a Organização Mundial do Turismo que tem como objetivo “promover e desenvolver o turismo para contribuir com o desenvolvimento econômico, a compreensão internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal, a observância dos direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos, sem distinção da raça, sexo, língua ou religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com