TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Turismo

Por:   •  27/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

2ª Avaliação a Distância de História e Turismo (AD2) 2019.2

Aluna: Caroline Alves de Moraes

Matricula: 19115100150

Tema: O Aproveitamento Turístico das Cidades Históricas Brasileiras

Subtema: Ouro Preto

Introdução

O turismo histórico - cultural caracteriza-se como um grande fenômeno social, aumentando as interações humanas e fazendo com que que grupos sociais possam partilhar de sua cultura dando ainda mais créditos para a globalização.

O movimentado turismo histórico teve como ponto de partida a revolução industrial, consequentemente, seguida pela evolução dos meios de transporte e comunicação. Logo, tal pratica turística era acessível somente a burguesia, a classe queria estar por dentro de seus movimentos culturais.

Quando se fala de turismo no Brasil logo pensamos no Cristo Redentor, no Pelourinho ou nas belíssimas praias do nosso nordeste. Agora, para os apaixonados por história o Estado de Minas Gerais acaba enchendo os olhos do público alvo, principalmente a cidade de Ouro Preto, recheada com a história da nossa Colonização e Independência.

Ouro Preto

A antiga “Vila Rica”, foi batizada desta forma por conta da junção de uma série de vilas da região e pela riqueza em metais preciosos localizada naquela região, atualmente chamada de Ouro Preto, pois o ouro que se encontrava por la era envolvido por uma camada de metais escuros. A troca de seu nome ocorreu em 1823, logo após a Independência do Brasil, ou seja, Proclamação da Republica.

Em 1933, Ouro Preto se tornou a primeira cidade brasileira a ser considerada patrimônio nacional e em 1980, patrimônio da humanidade. Assim, a antiga província ganhou muita fama ao passar dos anos por seus marcos históricos e suas construções setecentistas(Muitas delas arquitetada pelo famoso Alejadinho, grande contribuinte para a riqueza cultural local).

Ouro Preto nos disponibiliza deslumbrantes igrejas, que não são famosas somente por seu valor religioso, mas também por suas estruturas coloniais, pinturas e detalhes internos que as tornam realmente uma obra de arte. Deste modo, o número de igrejas abertas a visitação é grande, mas as que os turistas priorizam são: a Igreja de Santa Efigênia, Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pois guardam em seu interior grandes obras barrocas e ornamentos em ouro. A cidade também abriga grande riqueza em seus museus (muitos deles são anexados as igrejas). O mais famoso deles é o Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, a antiga prisão de Vila Rica que foi escolhida por Getúlio Vargas para guardar importantes documentos e memórias dos Inconfidentes/separatistas que impulsionaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com