TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação Para o Turismo

Por:   •  10/4/2022  •  Artigo  •  5.122 Palavras (21 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

A importância da educação para o turismo em Municípios de Interesse Turístico – MIT

Faria, J. F.[1]

Resumo: O turismo enquanto atividade socioeconômica, que consiste em comercializar paisagens locais e bem culturais, vem ganhando destaque por sua expressiva participação no PIB mundial, bem como pela sua capacidade de geração de emprego e renda. Diante desse cenário a política brasileira tem criado diversas formas para incentivar a expansão turística do país, abrindo as portas para os chamados Municípios de Interesse Turístico (MIT). O presente artigo analisa, diante da interdisciplinaridade do turismo, de forma concisa e pautando-se na bibliografia pesquisada, como a educação voltada para as práticas turísticas e a afirmação da identidade cultural local podem beneficiar os MIT no Brasil.

Palavras-chave: Educação; Turismo; MIT (Município de Interesse Turístico)

Abstract: Tourism as a socioeconomic activity, which consists of commercializing local and cultural landscapes, has been gaining prominence due to its expressive participation in world GDP, as well as its capacity to generate employment and income. Given this scenario, the Brazilian policy has created several ways to encourage the country's tourism expansion, opening the doors to the so-called Municipalities of Tourist Interest (MIT). This article analyzes, in the face of the interdisciplinary nature of tourism, in a concise manner and based on the bibliography researched, such as education focused on tourism practices and the affirmation of local cultural identity can benefit MIT in Brazil.

Keys-word: Education; Tourism; MIT (Municipality of Tourist Interest)

Resumen: El turismo como actividad socioeconómica, que consiste en comercializar paisajes locales y bien culturales, viene ganando destaque por su expresiva participación en el PIB mundial, así como por su capacidad de generación de empleo y renta. En este escenario la política brasileña ha creado diversas formas para incentivar la expansión turística del país, abriendo las puertas a los llamados Municipios de Interés Turístico (MIT). El presente artículo analiza, ante la interdisciplinaridad del turismo, de forma concisa y pautándose en la bibliografía investigada, como la educación orientada a las prácticas turísticas y la afirmación de la identidad cultural local pueden beneficiar a los MIT en Brasil.

Palabras clave: Educación; Turismo; MIT (Municipio de Interés Turístico)


INTRODUÇÃO

O turismo pode ser definido como:

“o complexo de atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento” (ANDRADE, 1995, p.38).

De acordo com Wheeler (1995), a principal característica do produto turístico é a experiência do lugar (localidade e pessoas) durante um determinado período de tempo, visto que o turismo é um veículo de intercâmbio da cultura entre pessoas e grupos, e apresenta-se como processo social, econômico e cultural no qual participam vários agentes sociais, sendo fundamentais os mediadores.

A atividade turística é considerada uma atividade transformadora do espaço por promover o desenvolvimento de diversas localidades permitindo o deslocamento de pessoas, encontros culturais e sociais, bem como a valorização ambiental (PAES,2016)

Como o Turismo é uma atividade de Serviços, ou seja, o objeto de consumo dos clientes é o tratamento dispensado pelas pessoas, quanto melhor a condição psicosocial dos “produtores” (dos prestadores de serviço de Turismo), melhor é a qualidade do serviço ofertado aos clientes. Portanto, a melhoria das condições de vida da população de uma localidade especializada em Turismo deve ser vista tanto como um objetivo final de uma proposta de desenvolvimento local, mas também deve ser tratada como um meio para a melhora dos serviços prestados nas atividades de Turismo. Além da paisagem local se tornar mais atraente e agradável aos olhos dos turistas (natureza preservada e pessoas saudáveis), as condições de segurança pública aumentam e a qualidade dos serviços prestados pela população local ao turista se eleva naturalmente (BRASIL, 2006, p.28)

A atividade turística tem um amplo escopo de sentidos e a junção de todos eles nos permite dizer que o turismo é muito mais do que simplesmente viagem, entretenimento e lazer, ao contrário, é um largo e vasto campo de prática de estudo e de reflexões, que, de modo híbrido, permeia diversas áreas de conhecimento, conecta pessoas, lugares e sonhos. (MATIAS, 2017)

Para Bissoli (1999, p.55), o setor de turismo estará cada vez mais vinculado a tecnologias que permitem melhorar a prestação de serviços, reduzir custos, incrementar a produtividade e melhorar a qualidade do atendimento.

Com a contínua ascensão do turismo a informação torna-se fundamental, uma vez que sem ela o mesmo não funcionaria, muito menos se expandiria. Segundo Buhalis (2008, p.610-611) os turistas das mais variadas regiões do mundo são hoje viajantes frequentes, eles dominam as novas tecnologias e falam outros idiomas. Pine e Gilmore (1998) sugerem o surgimento de uma nova era econômica, uma economia na qual os consumidores não buscam apenas bons serviços, mas sim experiências memoráveis. Dessa forma, podemos afirmar que o turismo é um encontro entre culturas e sistemas sociais que provoca mudanças (BOYER, 2003).

Com base no exposto por Molina (2001), há de se destacar que o turismo pode ser concebido como um produto da cultura, e que a complexidade de seu entendimento é mais bem contemplada pelo enfoque cultural. Assim, as atrações turísticas ainda possuem o potencial de refletir o caráter intrínseco, distinto e único de uma comunidade, tanto no que se refere à parte cultural ou à ambiental. (Santos et al, 2014)

Para Gonzales (2011) o estudo do fenômeno turístico requer uma visão mais ampla e muito além de sua dimensão econômica, exigindo uma análise das dimensões políticas, sociais, ambientais e tantas outras que, conjuntamente, demonstram a complexidade que decorre do estudo desta área de conhecimento e a necessidade de análises e contribuições dos mais diferentes campos das Ciências Sociais, desde a História, a Economia, a Sociologia e a Antropologia, até áreas mais diretamente ligadas à gestão e ao mercado. Assim, o Turismo como tema de estudo acadêmico é objeto de diferentes tipos de abordagem, dependendo do momento histórico em que se insere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (156.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com