TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Sua Importância Resumos

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura no contexto do ensino superior tem sido assunto de debates, observa-se que alguns universitários leem os textos mais não compreendem, devido assim a dificuldade ou até mesmo a falta de pratica de leitura. A Leitura é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e profissional para qualquer aluno, aliás qualquer ser humano. De fato, é notório que existe no meio acadêmico alguns alunos que refletem a dificuldade em compreenderem alguns textos, tendo em vista por isso a grande importância da prática da leitura no ensino superior. 

  A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Importância do incentivo

Quando uma pessoa começa a ler é comum que a iniciativa seja por influência ou mediação de alguém. Pais, amigos, professores ou até mesmo a indicação feita por ídolos podem ser os responsáveis por inserir a leitura na vida de crianças e adolescentes, por exemplo.

Um dado presente na pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que parte dos brasileiros não teve essa influência. Para essa parcela da população, a falta de alguém que contasse histórias na infância ou o incentivo para conhecer livros na adolescência fez com que tais pessoas se afastassem da literatura. Entre os não-leitores entrevistados, 83% disse não reconhecer o (a) influenciador (a) no seu hábito de leitura.

Novos hábitos

Independente de como surge um leitor, o importante é que o crescimento no interesse pela leitura existe. Influenciados por diversas pessoas e motivos ou lendo por conta própria, uma pessoa que lê sempre tem a ganhar.

A questão não é discutir o teor de "qualidade" do que se lê, até porque qualidade é algo relativo e é importante respeitar os gostos pessoais de cada um. O ponto é o que a leitura pode fazer pela sociedade, mesmo que a passos lentos.

Com base no levantamento "Retratos da Leitura no Brasil", é satisfatório o aumento de respostas positivas relacionadas ao hábito de ler. Para leitores assíduos, ler representa uma melhor qualidade de vida.

O que a leitura efetivamente possibilita?

O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Entre eles, melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e, como diz a máxima popular, permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar.

Antes de tudo, vamos dar uma olhada no que a leitura efetivamente proporciona para seus adeptos? Entenda como esse universo pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com