TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Avaliação a Distância foi elaborada baseando-se no Livro “Fundamentos do Turismo”, fornecido pelo CEDERJ e também disponível na nossa sala virtual, no link “Material Didático”.

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 16

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1

PERÍODO – 2017/1

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO TURISMO

Aluno(a) :

Polo:

Instruções:

A Primeira Avaliação a Distância foi elaborada baseando-se no Livro “Fundamentos do Turismo”, fornecido pelo CEDERJ e também disponível na nossa sala virtual, no link “Material Didático”.

A avaliação pode ser entregue digitada ou manuscrita no respectivo Pólo, ou ainda, via plataforma. A definição da data de entrega da AD-1 em papel, tem como referência a semana 5 do cronograma de atividades, mas está subordinada ao funcionamento de cada Pólo. Assim sendo, esteja atento, pois nos casos em que o Pólo não funcionar no dia aqui determinado, a data de entrega pode ser postergada ou antecipada para o primeiro dia de funcionamento do Pólo após, ou antes a esta data. O prazo máximo para envio via plataforma é o dia 20/03/2017.

No caso da Avaliação a Distância escrita, pede-se atenção na sua confecção a fim de não comprometer o seu entendimento e nota final. Conforme norma no CEDERJ a AD-1 pode ser entregue no Pólo, pessoalmente ou via sedex, respeitado o seu prazo.

A Primeira Avaliação a Distância (AD-1) vale 10 pontos.

QUESTÃO ÚNICA:

Faça um FICHAMENTO dos principais conceitos abordados nas aulas 1, 2, 3 , 4, 5 e 6 do nosso Livro Didático.

Turismo em perspectiva: o cenário e a importância do turismo no Brasil e no mundo

        O Turismo surgiu no século XIX, porém, é possível afirmar que a atividade já existia nos primórdios da humanidade. É importante destacar que tal atividade era fundamental para o desenvolvimento e até mesmo sobrevivência dos povos daquela época, como a Caça e a pesca, além da necessidade de se abrigar e proteger das mudanças climáticas (inverno rigoroso). Posteriormente, as necessidades mudam, tendo como destaque o deslocamento para a realização do comércio e também por questões ligadas à religião. Atualmente, além dos negócios, o tempo livre somado ao desenvolvimento da economia, a curiosidade, questões de saúde e lazer, propiciam a atividade turística.

        Após a Segunda Guerra, a atividade passa a se consolidar sendo muito impulsionada pelo desenvolvimento dos meios de transporte, dos meios de comunicação, além das melhores condições de vida garantidas pelas leis trabalhistas e a consolidação do comércio internacional. Isso pode ser afirmado com as viagens internacionais iniciadas ainda nos anos 50.

        Em 2006, afirmou-se que 50 % das viagens internacionais realizadas eram estimuladas pelo ócio, lazer ou férias, enquanto os outros 50% representavam viagens de negócios, visita às famílias e amigos distantes, além de saúde e religião.

        Após a análise de gráficos de evolução, em 2007 estudos afirmaram que o Turismo é uma atividade em ascensão, representando 6% das vendas de bens e serviços no mundo.

        Essa atividade teve seu crescimento alavancado, destacando-se entre as principais atividades econômicas mundiais, mesmo após as crises econômicas de 94,97,99 e 2001, representando 8% do total de empregos no mundo.

        A Europa lidera a lista de países mais visitados pelos turistas, tendo a França como o país mais visitado do Mundo. Porém, economicamente falando, os Estados Unidos arrecadam acima de 80 bilhões de dólares com o Turismo.

        A atividade turística no Brasil segue o mesmo caminho da atividade mundo afora, tendo sido valorizada na década de 1990. O Turismo então passa a ser um dos grandes desenvolvedores e consolidadores da economia, conforme destaca a Organização Mundial de Turismo, a OMT.[1]

        No Brasil, a atividade cresce e ganha destaque dentre as demais atividades que impulsionaram a economia do país, surgindo então a necessidade da criação do Ministério do Turismo no ano de 2003. Tal crescimento, insere o tema no mundo acadêmico e de pesquisa, propiciando o desenvolvimento e estudo da atividade no seguimento social e do meio ambiente.

        

        O Plano Nacional do Turismo[2] foi fundamental para trazer a visão de que a atividade se destaca como o quinto maior item com impacto na economia brasileira, ficando atrás das exportações de minério e ferro, petróleo bruto, soja em grãos e automóveis.

        Em 2006 a Embratur[3] promoveu a divulgação da Marca Brasil no exterior, aumentando consideravelmente o número de estrangeiros que visitaram o país no mesmo ano. Esse fato contribuiu para o aumento de empregos no setor.

        O desenvolvimento do turismo mundo afora, ocorre de acordo com o potencial econômico de cada região. Dessa forma, a atividade tem maior destaque nos países desenvolvidos, de acordo com o nível de renda da população, além do potencial educacional, desenvolvimento social, condições geográficas, cultura, etnia e religião.

        Em 2006 o aumento do turismo internacional na América do Sul, provém de um maior número de turistas de países de fora desse continente, muito por conta do fato de a América do sul não possuir mercado consumidor, o que não estimula o turismo em seu próprio continente. Em contrapartida, o desenvolvimento econômico e o aumento de conexões Brasil x Chile, propiciaram o aumento do número de chilenos visitando o Brasil.

        O Rio de Janeiro seguido de Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis e Salvador, lideram a lista de Estados Brasileiros que mais recebem turistas em Férias. Para viagens de negócios, São Paulo lidera, seguido de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e BH.

        O Turismo é um grande gerador de recursos, que potencializam a economia local através da quantidade de dinheiro gasto pelo visitante. Esse processo também é conhecido como efeito multiplicador, e utiliza os recursos adquiridos através do turismo beneficiando outros setores ligados ou não à atividade.

        

A importância do Turismo no ensino e na pesquisa, e seu inter-relacionamento com outras ciências

        Os impactos sociais econômicos do turismo, atraem estudos mais detalhados da atividade, uma vez que a atividade é capitalista, impulsionando e sendo impulsionado pela economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (476.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com