TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA OPERACIONAL DA AVIAÇÃO

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância – AD1

Unidade de Aprendizagem: Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO)

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Angelo Damigo Tavares

Nome do aluno: Bruna Quele de Araújo

Data: 26/10/19

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta Avaliação é composta de três questões, distribuídas em três páginas.

Nas questões abertas, sustente seus argumentos, de forma que sua resposta seja clara e abrangente.

Questão 1 – (4,5 pontos):

Com base nos conceitos teóricos acerca do SGSO apresentados no livro didático, responda os itens descritos a seguir (use no máximo seis linhas para cada item):


  1. Descreva o que representa a Análise do Faltante (Gap Analysis).

R: A Análise do Faltante tem por objetivo identificar as lacunas existentes para a implantação do SGSO e avaliar se as estruturas e processos existentes atendem, ainda que parcialmente, aos requisitos do SGSO. As estruturas organizacionais básicas necessárias podem já existir, sendo rara a ocasião que se iniciará do zero. Assim, torna-se importante incorporar as estruturas e procedimentos existentes ao planejamento do SGSO, evitando um cisalhamento dos processos que estão em andamento.

  1. Em relação à Regulamentação do SGSO, os Estados-Membros da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) devem elaborar seus respectivos Programas de Segurança dos Estados (SSP). Nesse contexto, descreva ações/providências mínimas exigidas junto aos provedores de serviço para implementação de um SGSO aceitável.

R: Identificar os perigos de segurança operacional;assegurar que sejam tomadas medidas corretivas necessárias para manter o desempenho de segurança operacional;preveja o monitoramento contínuo e avaliação periódica do desempenho da segurança operacional; tenha como meta melhorar continuamente o desempenho geral do SGSO.

  1. Descreva quatro pontos que permitem encontrar evidências de um SGSO numa organização, comentando brevemente cada um deles.

R: Analisando a documentação e os registros da organização.

Refletem a visão estratégica e os compromissos com os valores da organização e também proveem um guia para o desenvolvimento de processos e meios para que eles possam ser avaliados. Analisando o processo de gerenciamento da mudança organizacional. Reconhecer que existem muitas oportunidades para se evitar acidentes é o primeiro passo para que uma organização consiga promover uma mudança de atitudes. Observando os programas de segurança operacional da organização Por doutrina, os profissionais de SGSO devem atuar de forma proativa, antecipando providências, a fim de mitigar os riscos operacionais. Conversando com os funcionários da organização. Um SGSO consolidado torna todos os funcionários da organização responsáveis por suas ações e não admite punições por erros involuntários, decorrentes da natureza humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (277.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com