TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese de Agências

Por:   •  31/5/2021  •  Abstract  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Izabella Bonifácio Santos                              Nº USP 10724924

Mobilização comunitária: experiências que se desdobram para além do plano de bairro

O capitulo três apresenta oitos ações usadas em processos de mobilização social, mais especificamente para aqueles projetos que têm como objetivo a geração de engajamento em bairros, como o Plano de Bairro Jardim Lapena. Essas ações foram agrupadas em três categorias de acordo com seus objetivos finais, que são: ampliar a participação, agir em comunidade ou incidir na política.

Papéis necessários para desenvolver as ações, são papéis que são necessários para o desenvolvimento de cada ação e quais as funções que a pessoa ou a equipe que os exerce precisa desempenhar. Temos o articulador, que identifica parceiros estratégicos; o divulgador, que define e executa estratégias de divulgação; o organizador do evento; o mediador, que realiza a abertura das atividades; o desenhista, que desenha os projetos de intervenção que são propostos pelo grupo; o orador do grupo; o construtor; os caçadores de materiais; guardião da praça, que realiza a manutenção da praça após o mutirão, e por fim, o redator de discurso.

Para ampliar a participação e o alcance do projeto, é proposto três ações. A primeira delas é de diálogos inspiradores, onde pessoas inspiradoras são convidadas para compartilhar suas histórias e experiências positivas em melhorias de bairros. A segunda ação, chamada de "Juntando potências do bairro", procura dar voz aos moradores do bairro, fazendo deles protagonistas da discussão. A terceira e última ação do tópico, "Começando junto - comunicar e engajar novas ideias" tem como objetivo gerar o engajamento de uma população com um objetivo comum é apresentado neste tópico como realizar o evento público de lançamento de um projeto no bairro.

O tópico Agir em Comunidade apresenta algumas ações que podem estimular o engajamento através da resolução de problemas locais, por meio da cooperação, do compartilhamento e valorização dos saberes. Uma das ações propostas, "Rua educadora - lixo não, cuidado sim!", é um bom exemplo de ação de intervenção ambiental educativa, que por meio de um evento que promove diversas atividades com foco em mobilizar, informar os moradores do bairro quanto ao problema do lixo.

As ações apresentadas na estratégia "Incidir na Política", procuram estimular a participação da comunidade nas decisões públicas por meio dos mecanismos institucionais de participação social, assim, estimulando os compromissos dos poderes Executivo e Legislativo com as demandas dos moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com